A maionese caseira é um condimento muito fácil e rápido de preparar. Ela pode ser feita com itens muito comuns na despensa, o que a torna ainda mais fresca do que qualquer coisa que você poderia comprar no supermercado.
Seja no lanche, na salada ou com petiscos, a maionese sempre esteve presente no meu dia-a-dia.
Aqui em casa, costumamos saborear maioneses de todos os tipos, isso porque, quando você pega a prática de preparar, ter maionese fresca em casa é muito mais interessante do que comprá-la.
A favorita da minha família é a maionese de alho, mas hoje, além desta, também iremos aprender a preparar a maionese de ervas e, claro, a normal.
A maionese caseira é segura para comer?
Desde que você tenha atenção dobrada com o frescor dos ingredientes, sim, ela é segura.
Os grandes gastronômicos sempre alertam para que os consumidores tenham atenção redobrada no uso de ovos crus ou mal cozidos na receita, por conta da salmonela, então, atente-se para sempre comprar os ovos frescos e pasteurizados.
A frescura do ovo também determina o tempo de armazenamento, mesmo que adicionar o limão ajude a maionese no combate de qualquer bactéria presente.
O primeiro sinal de que você deve descartar a sua maionese, é notar que ela está talhando. O segundo é reparar se há algum aroma que não estava presente antes. E, por último, mas não menos importante, notar o aparecimento de mofos ou esporos.
O tempo máximo para o consumo da maionese caseira é 5 dias.
Qual o melhor óleo para preparar a maionese caseira?
Embora muitas pessoas prefiram o azeite na cozinha, por ser mais “saudável” e saboroso, ele pode trazer um sabor amargo à sua maionese caseira.
Se você não quiser usar os óleos normais e sem sabor como o de girassol, procure por óleo de abacate ou de semente de uva. Infelizmente, eles são bem mais caros e difíceis de achar, mas é uma opção para evitar os convencionais.
Maneiras deliciosas de usar a maionese caseira.
A maior forma de uso da maionese caseira aqui em casa, é utilizá-la em sanduíches, principalmente as de ervas, pois elas são perfeitas para aumentar o sabor da carne.
Já, para saladas, eu sempre escolho a normal, para que não seja a protagonista do meu prato.
E, para a maionese de alho, eu sempre tenho à mão alguns salgados e petiscos caseiros congelados no freezer. É uma combinação explosiva!
Ingredientes para preparar 3 tipos de maioneses caseiras
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1 ovo
- sal marinho
- 1 colher de sopa de suco de limão fresco
- Pimenta
- 1 xícara de óleo de girassol ou qualquer outro óleo sem sabor de alta qualidade
- 1 cabeça de alho, para maionese de alho
- 1/2 xícara de ervas desidratadas ou frescas (endro, salsa, cebolinha, coentro, manjericão …), para maionese de ervas
Utensílios:
- Mixer de mão ou liquidificador
- Bowl grande
Instruções de preparo
Adicione mostarda, suco de limão, ovo, sal marinho e pimenta em um bowl, na qual o mixer de mão possa entrar.
Ligue o mixer em alta velocidade e bata tudo por 10-15 segundos.
Em seguida, adicione aproximadamente 1 xícara de óleo (talvez mais, dependendo do tamanho do ovo que você tenha mais em mãos) em um fluxo fino e constante enquanto o mixer ainda está em constante movimento. O fio de óleo derramado deve ter a espessura de um espaguete grosso e o liquidificador/mixer deve estar sempre ligado.
Uma vez que o mixer/liquidificador tem mais dificuldade de se misturar no óleo porque a maionese está ficando muito grossa, então você deve começar a move-lo um pouco para os lados ou sacudir o liquidificador convencional, adicionando muito pouco óleo a partir desse ponto até atingir a consistência desejada.
Quanto mais espessa você quiser, mais óleo precisará. Tenha cuidado neste momento para não misturar demais, ou a maionese começará a coalhar e ficar com muito gosto de óleo.
Depois que a maionese estiver pronta, você pode armazená-la em um recipiente hermético na geladeira por até 1 semana, dependendo de como o ovo estava fresco ao preparar esta receita. Neste ponto, você também pode dar sabor à maionese ainda mais.
Maionese de ervas:
Para a maionese de ervas, tudo o que você faz é cortar finamente cerca de 1/2 xícara de ervas macias (eu não recomendo ervas duras, como alecrim / tomilho etc., elas são muito fortes e cruas) e misture-as na maionese . Use salsa, endro, cebolinha, coentro, manjericão ou uma combinação deles.
Maionese de alho:
Você pode usar 1/4 de xícara de maionese normal e misturá-la com 1-2 dentes de alho cru e bater um pouco mais com o mixer, até que triture
OU
O que eu prefiro: assar 1 cabeça de alho de alho (assim como fizemos na receita de pão-de-alho caseiro) embrulhado em papel alumínio em um forno pré-aquecido a 200ºC por 40-50 minutos, depois adicione a pasta de dentes de alho assados e descascados a cerca de 1/4 de xícara de maionese e misture.