Aprenda a preparar o bife no ponto perfeito
(foto: Amna Akram)

Faça a sua refeição na melhor forma, respeitando os cortes das carnes e preparando o ponto perfeito do seu prato, cozido a seu gosto.  

Se a sua preferência de carnes gira em torno de um delicioso filé na manteiga, um lombo suculento ou cortes mais econômicos como alcatra, o cozimento deve ter uma atenção especial, para que o ponto não estrague a sua experiência ao degustar.  

Na preparação de um bife perfeito, cada minuto é crucial e, para nunca mais errar, hoje trouxemos um guia de como preparar o ponto ideal. 

Escolha o tipo de carne 

Dependendo da sua preferência, alguns cortes podem ter um valor muito elevado ou muito econômico. Isso depende muito dos seus orçamentos pessoais.  

Diferentes tipos de cortes, possuem diferentes tipos de preparação e, consequentemente, maciez e sabor.  

Para fazer a melhor escolha, temos um guia de “como comprar carnes” aqui no portal, que te ajudará a não errar.  

 

Melhor panela para bifes 

Para ambientes fechados, como a cozinha de casa, o ideal é fritar o bife em frigideiras, ou até em grelhas, se preferir.  

A frigideira ideal geralmente são as ferro fundido ou de fundo triplo, que proporcionam um cozimento lento e trará melhores resultados. Esses tipos de panela retêm mais calor e é ideal para trazer um acabamento tostado ao seu prato. 

Além disso, os bifes precisam caber na panela, portanto, evite amontoar os pedaços em uma mesma base.  

Respeite o tempo de cada carne e prepare aos poucos, assim você terá um melhor aproveitamento.  

 

Melhores temperos 

Os apreciadores mais tradicionais dirão que o bife perfeito deve ser degustado sem nenhuma adulteração de sabores, entretanto, alguns defendem que um pouco de sal e pimenta não faz mal a ninguém.  

Ao contrário do que muitas crenças populares dizem, temperar previamente a carne com sal e especiarias, não fará com que a carne perca seus líquidos. Na verdade, a carne temperada muito antes do seu preparo, faz com que os sucos absorvam os sabores e traga uma melhor experiência. 

Sinta-se à vontade para temperar os seus bifes um dia antes, se preferir. Mas se não tiver tempo, o ideal é salgá-los 2h antes, para cada 1cm de espessura. 

Muitos chefs renomados escolhem adicionar dentes de alho e ervas robustas, como tomilho, durante a cocção da carne, para que a gordura absorva suas propriedades e traga um aroma apetitoso. 

Melhor gordura  

Para preparar carnes, não há regra para a escolha da gordura.  

Você pode optar por óleos sem sabor, como girassol, vegetais ou amendoim. Ou pode preferir a manteiga (com um pouco de óleo, para não queimar), para trazer um sabor agradável à gordura da carne. 

Se você estiver preparando uma carne com grandes pedaços de gordura, o ideal é fritar essa parte primeiro, para que ela derreta e traga mais suculência. Segure a carne com uma pinça e encoste apenas a gordura na panela quente. 

Quanto tempo é necessário para cozinhar um bife? 

Para ter um bife perfeito, você precisa entender que todas as carnes possuem 6 pontos diferentes, sendo eles:  

  • Mal-passado (1 a 2 minutos): a cor da carne ainda é escura e ainda sangra. A textura é esponjosa e não possui resistência. 
  • Ao-ponto-para-mal-passado (1,5 a 2,5 minutos): a cor ainda é escura e o suco ainda é vermelho fluído. Ele fica macio, mas possui um pouco mais de resistência. 
  • Ao-ponto (2 a 3 minutos): a cor deve ser rosada e ainda terá um pouco de suco. Ele é macio, esponjoso e levemente elástico. 
  • Ao-ponto-para-bem-passado (2 a 4 minutos): sua cor deve ser rosa pálido e quase não possui sucos. A textura é firme, mas ainda é flexível. 
  • Bem-passado (4 a 5 minutos): Quase não possui cor avermelhada, mas também não é completamente seco. Sua textura é mais firme, mas ainda deve ser macio. 

Também é de suma importância que você entenda o tipo de carne que você está preparando, principalmente quanto ao seu tamanho e peso. 

Se não tiver certeza, aproveite a experiência do seu açougueiro, que deve ser capaz de lhe dizer o tempo para cozinhar perfeitamente o seu corte de carne preferido. 

Descansar é o ideal 

Após o preparo do seu bife, permita que ele descanse em superfície plana por pelo menos 5 minutos antes de cortar.  

Esse procedimento fará com que o calor ajude as fibras a reterem os sucos dentro da carne, trazendo mais suculência na hora de saboreá-la. Além disso, o suco que irá permanecer nas fibras, fará com que seu bife continue aquecido por pelo menos 10 minutos. 

 

Fonte: BBCgoodfood 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui