Add Recipe

Como ler os rótulos dos vinhos e fazer boas escolhas?

Como ler os rótulos dos vinhos - saiba como entender o rótulo de um vinho facilmente!

Como ler os rótulos dos vinhos e fazer boas escolhas?

Ler os rótulos dos vinhos não é algo complexo como muitas pessoas costumam pensar que é! Na verdade, existem dicas e informações que podem ajudar a facilitar muito esse processo! Ou seja, você pode ler facilmente o rótulo de um vinho!

Aliás, essa é a melhor maneira de fazer as melhores escolhas da bebida que você quer degustar sabia?

Primeiramente, vale destacar que o rótulo de um vinho nada mais é do que uma espécie de certidão de nascimento da bebida. Isso mesmo!

Quer entender mais sobre como fazer a leitura correta do rótulo dos vinhos? Então você já está no caminho certo! Confira mais sobre o assunto agora mesmo.

Mas, por que ler o rótulo dos vinhos é importante?

De maneira geral, ler dados relevantes nos rótulos dos vinhos é o melhor caminho para garantir que você diminua as chances de acabar adquirindo um produto que, no final das contas, não atenda suas reais expectativas.

Além disso, você precisa levar em conta que existem dois tipos básicos de rótulo de vinhos. Nos tópicos seguintes você entenderá melhor sobre cada um deles e o que os torna diferentes!

Conheça mais sobre os rótulos dos vinhos do novo mundo!

Esses tipos de rótulos destacam principalmente não somente o nome  do vinho em si como também as uvas que o compõem.

Em geral, eles tendem a ser mais comuns em países como o Brasil, Chile, Argentina, Austrália, Estados Unidos e outros.

E os rótulo dos vinhos do velho mundo?

Nesse caso, há o destaque para o produtor da bebida e também a sua região (onde as uvas foram devidamente cultivadas).

Como resultado, isso acaba sendo mais recorrente em vinhos que sejam provenientes de países como a Itália, França, Espanha, Portugal e outros.

Agora, entenda como ler as informações corretamente nos rótulos dos vinhos!

Agora que você já sabe melhor sobre os diferentes rótulos dos vinhos, poderá saber como fazer a leitura correta das informações.

Portanto, lembre-se que existem alguns dados mais comuns e que poderão lhe ajudar a fazer a leitura assertiva do rótulo de um vinho.

  • Nome do Vinho: em geral, o nome se apresenta com maior destaque no rótulo, principalmente nas bebidas do “novo mundo”.
  • Produtor: o nome do produtor da bebida também costuma aparecer com o devido destaque. Nesse caso, ele pode tanto ser referente a uma grande empresa como também uma pequena vinícola familiar.
  • Uva: é comum que grande parte dos rótulos dos vinhos apresentem uma ou mais uvas que foram usadas no processo de produção. Isso acaba sendo importante para que o consumidor tenha conhecimento sobre o sabor e estilo da bebida. Quando um vinho é produzido com apenas um tipo de uva, é denominado por varietal. Quando há mais uvas, ele é chamado de vinho de corte ou assemblage, alguns exemplos Malbec, Syrah, Tannat, Cabernet.
  • Origem (região): essa informação ganha destaque em rótulos de um vinho do velho mundo. É um dado que pode ajudar a identificar que a bebida possui qualidade superior.
  • Safra: a safra tem como objetivo indicar o ano da colheita das uvas. É uma informação muito relevante, uma vez que alguns vinhos podem ser beneficiados pelo tempo – mas, outros perdem características importantes. Em geral, vinhos brancos e rosés devem ser consumidos em até 3 anos. Já os tintos, em até 5 anos. Os que podem “envelhecer” são chamados de vinhos de guarda!
  • Origem: Esse é um tipo de selo que ajuda a comprovar a qualidade. Ele é concedido por instituições governamentais em vários países, principalmente naqueles que se enquadram no “velho mundo”.
  • Maturação / envelhecimento: São vinhos que receberam algum cuidado considerado especial durante o processo da colheita, bem como seleção de uvas, vinificação, entre outros.
  • Graduação alcóolica: quanto mais álcool a bebida tiver, mais ela tende a durar. Vinhos que possuem maior teor alcóolico tendem a ser mais pesados e quentes para o paladar.

Essas são consideradas informações básicas para entender como fazer a leitura dos rótulos dos vinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X