Se você é uma pessoa que acredita que a culinária alemã é composta apenas por salsicha, é hora de rever seus conceitos. Embora esse seja um prato presente na gastronomia alemã, o universo da culinária por lá é muito mais rico e repleto de sabores do que se possa imaginar.
Como resultado, os pratos da Alemanha são ricos em variedades de pães, carnes, sanduíches, batatas, doces diversificados e muito mais. E, para provar isso, esse guia irá revelar mais sobre o cardápio alemão e como ele é saboroso. Confira!
Conheça a culinária alemã por meio do famoso brezel, um pão incrível!
Algumas podem chamar apenas de pão, mas, na verdade, esse item da gastronomia alemã pode ser comparado a um biscoito em tamanho gigante. Aliás, uma curiosidade é que essa iguaria é bastante popular nos Estados Unidos onde é chamado de Pretzel.

Não é sinônimo de sabor, mas tem a personalidade da culinária alemã
Embora não seja uma opção extremamente saborosa, vale a pena experimentar e comprovar isso por conta própria.
Em geral, ele pode ser encontrado com coberturas doces bem interessantes! Entretanto, o brezel tradicional de verdade é coberto apenas por sal grosso. Sim, é bem diferente mesmo, mas combina muito com uma boa cervejinha, viu!
Claro, as salsichas não podem faltar na gastronomia alemã
Não faria nenhum sentido explorar todo o potencial dos pratos da Alemanha sem mencionar uma das protagonistas: a salsicha! Quem pisa em território alemão precisa se render a essa iguaria – na verdade, a variedade é enorme!

Há salsichas de todos os tamanhos, sabores, temperos e até mesmo cores! Por isso, no cardápio alemão é comum que a salsicha seja muito presente entre os pratos principais, petiscos ou até mesmo servida frita e cozida.
As salsichas mais famosas da culinária alemã
Como a variedade é realmente elevada, separamos algumas opções que valem muito a pena saborear:
- Currywurst: É uma salsicha com curry servida em pedaços com molho de tomate;
- Weisswurst: Conhecida também por salsicha branca, ela é típica da Baviera. Sua cor é resultado do processo de cozimento, enquanto sua base de preparo é a carne de vitelo e salsinha;
- Bratwurst: Uma famosa salsicha assada que pode ser servida de 50 maneiras diferentes dependendo da região. Em geral, é preparada com carne moída;
- Mettwurst: Essa é uma salsicha crua! Sim, pode parecer estranho, mas ela é muito rica em sabor. Ela é defumada ou seca em temperatura ambiente. Seu sabor é bastante evidente.
Um sanduíche de peixe? Conheça o Fischbrötchen
Você não leu errado, a culinária alemã possui um tradicional sanduíche de peixe que é geralmente comum nas regiões litorâneas. Consiste basicamente em uma fatia de salmão ou arenque, rodelas de picles e molho – tudo isso dentro de um pão bem generoso.

O chucutre é o arroz com feijão dos alemães!
O chucrute está para os alemães como o arroz e feijão está para os brasileiros. Na verdade, é um dos pratos da Alemanha que envolve simplicidade, sendo composto por repolho em conserva servido frio!
Ele pode ser acompanhado de outras iguarias do cardápio alemão, como linguiças, carne de porco e, claro, a salsicha!

Para fechar com chave de ouro: o Eiseben, um joelho de porco
Esse é um dos cortes mais tradicionais na gastronomia alemã e se faz presente em muitos pratos – inclusive os que foram mencionados anteriormente. Ele é formado por uma gordura bem densa por fora, mas por dentro a carne de porco é muito macia e de sabor único.

Gostou dessa viagem pela culinária alemã? Então aproveite para conhecer um pouco da culinária da Tailândia também!