Faça a sua própria manteiga e nunca mais precisará comprar novamente

Além de ser mais saudável, fazer sua própria manteiga caseira pode ser uma experiência muito gratificante. Você pode ajustar o sabor a seu gosto e ainda inovar na receita.

 

Por ser uma estudante de gastronomia autodidata, muitas pessoas costumam me pedir receitas de vários tipo de refeições e, comumente, sempre perguntam quais delas são as minhas favoritas.

O mais cômico desse momento, é ver a reação delas quando eu cito que a minha receita favorita está bem longe do comum: a manteiga. 

Toda manteiga é ótima, porém, a manteiga caseira é extraordinária. 

E você sabe o que torna ela ainda especial? Utilizar o leite de vacas pastadas. 

Como a manteiga é um produto que vem da nata, é ideal que você tenha certeza da qualidade do leite. As vacas que pastam alegremente, produzem um melhor leite, tem um melhor creme e um sabor mais rico e doce. 

Se você já experimentou o leite cru de fazenda, deve saber do que eu estou falando.

É claro que nos dias de hoje, ter acesso ao leite puro de uma fazenda com pasto, é caro e inviável. Principalmente com as pequenas fazendas se tornando chiques atualmente.

Mas, ainda existem maneiras de continuar fazendo a sua manteiga caseira, com os produtos mais próximos à você. E tudo o que você precisará é: um processador de alimentos e um bom creme de leite fresco. 

Nota: Você também pode usar a batedeira convencional. Apenas tenha cuidado para que a tigela seja alta o suficiente.

Agite bem! 

A primeira coisa que você precisa ter em mente, é que você precisa encontrar o melhor creme de leite fresco e mantê-lo em temperatura ambiente para preparar a sua manteiga caseira. Se ele estiver gelado, pode acabar influenciando no tempo de bater e limpando o produto.

Você também terá que ter um processador de alimentos com espaço suficiente para permitir que a manteiga se espalhe lá dentro. Manter a quantidade de creme abaixo da metade, é a regra de ouro nesse momento. Bata em velocidade alta, sem medo de ser feliz.

Após algum tempo batendo o creme, verá que ele se tornará um chantilly e, por mais que você esteja se coçando para experimentar, não pare, pois pode desandar a receita.

Mais um pouco de tempo depois, você perceberá que a estrutura do chantilly começará a se “quebrar” e é agora que o processo da manteiga irá começar.

Quase lá

Quando a manteiga começar a aparecer, você notará que o leite começou a separar o soro da gordura, formando pequenas nuvens amareladas (e deliciosas).

Todo o processo deve durar em torno de 5 minutos ou menos, para um pequeno lote de 1 litro de creme de leite. 

Ao perceber que a gordura já separou totalmente do soro, remova o produto do processador e transfira para um pano de queijo. Esse processo irá drenar completamente todas as “impurezas”. Afinal, não queremos uma manteiga leitosa, né?!

Nota: Esse é o momento em que você guarda todo o líquido que sobrar da manteiga. Ele é comumente chamado de Buttermilk (ou leitelho), perfeito para fazer bolos como o Red Velvet. 

 

Enxágue bem

Para finalizar a sua manteiga, você deve lavá-la. 

Sim, você não leu errado. Nós temos que lavar a manteiga!

Esse processo irá limpá-la de todas as impurezas que fazem com que a validade da sua manteiga seja curta demais. Quanto mais lavada, mais tempo irá durar.

Para fazer esse procedimento, mergulhe a manteiga em uma tigela de água e vá amassando para sair todo o soro. A água ficará leitosa, então é o momento de trocar. 

Você só deve parar de lavar, quando a água sair completamente cristalina novamente.

 

Use a criatividade

Depois de lavada, esse é o momento de você criar o seu próprio sabor de manteiga. 

Uma pitada de sal marinho, é o suficiente para ter o melhor condimento para seus pães e refogados. Mas, se você quiser, você também pode optar por adicionar ervas, alho, pimentas… enfim, o que a sua imaginação permitir.

Armazene em potes herméticos e esterilizados na geladeira e curta a sua própria receita, sem conservantes, aromatizantes e corantes. 

saiba também como fazer um bolo de cenoura extraordinário

prepare também seu próprio molho para salada.

Fonte: Bonappetit

Deixe um comentário