Guia definitivo de como fazer o arroz perfeito

Se seu arroz costuma ser muito empapado ou duro demais, você não está sozinho. O arroz é muito fácil de errar, mesmo. Mas depois desse guia definitivo de como fazer o arroz perfeito, você vai notar que preparar esse prato, nunca foi tão fácil.

O arroz é um prato extremamente pessoal. 

Existem pessoas que gostam do arroz bem soltinho, outros preferem eles mais colorido, ou mais empapado e até mais queimadinho no fundo. Enfim, existem uma infinidade de gostos e, citar o “arroz perfeito” pode ser um pouco errôneo, enxergando pelo ponto-de-vista das preferências pessoais de cada um. 

Entretanto, existem algumas regras na culinária tradicional, que cita o “arroz perfeito” como branquinho e soltinho. E é nesta base que vamos trabalhar hoje.

Escolhemos a melhor panela no nosso site para te ajudar.

Escolha a panela ideal

Se você tem acompanhado os artigos de passo-a-passo do portal, você já deve ter percebido que sempre damos atenção especial para os utensílios.

A escolha da panela ideal, pode ser um fator de impacto decisivo para o resultado final do seu arroz, portanto, procure ter os melhores materiais. 

A sugestão é que você tenha sempre na sua cozinha, algumas panelas de ferro fundido de vários formatos, porque ele cozinha delicadamente cada prato, mantendo o aquecimento ideal para que não queime ou não fique frio demais. 

Entretanto, os preços das panelas de ferro podem ser um pouco elevados, por isso, se as suas condições financeiras não estiverem muito bem no momento, escolha uma panela que tenha um fundo mais grosso. 

Se você está pensando na sua panela de pressão… sim, ela serve. 

O tempero do arroz é essencial

Primeiro, você precisa ter em mente a quantidade e quantas pessoas você irá servir. Pois o tempero deve ser medido de acordo com a quantidade de xícaras de arroz. 

A conta perfeita é entender que: 1 xícara de arroz serve para duas pessoas que comem muito bem.

Para cada xícara de arroz, adicione 2 colheres de sopa gordura ou óleo vegetal (eu prefiro banha de porco, por conta do aroma e sabor) e 1 colher de sopa de tempero completo caseiro.

Refogue até que o aroma invada a sua casa (aproximadamente 2 minutos). 

Nota: Quanto mais você refogar o seu tempero, mais douradinho ficará o seu arroz. Portanto, se você prefere ele mais branquinho, pule este passo e refogue o arroz juntamente com os condimentos, para evitar a coloração. 

Hora do preparo

Antes de qualquer coisa, lembre-se que na época em que vivemos, o arroz já é vendido higienizado e esterilizado, portanto, NUNCA lave o arroz. Lavá-lo pode fazer com que perca suas propriedades.

Adicione o arroz cru no seu refogado de tempero caseiro, e refogue mais um pouco até que os grãos tenham uma aparência esbranquiçada. 

Nota: Se você estiver usando uma panela normal, adicione a água quente. Mas se você possuir condições de ter uma panela de ferro, o ideal é adicionar água fria, pois o calor do metal fará com que a água evapore mais rapidamente, deixando o seu arroz cru.

Muita calma nessa hora: Quanto de água eu devo colocar?

Essa é a dúvida mais comum entre os cozinheiro de primeira viagem: Quanto de água eu devo colocar para cada xícara de arroz?

Bem, essa dúvida é um pouco complicada de responder, porque provavelmente, se você iniciou na jornada gastronômica acompanhado(a) com os seus parentes, você deve ter aprendido que a cada xícara de arroz, adiciona-se o dobro de água. 

Entretanto, esse conselho pode ser muito errado, em algumas ocasiões. 

Adicionar o dobro de água para cada xícara de arroz, só é recomendado para grãos de altíssima qualidade, portanto, o ideal é que você adicione 2 dedos de água acima da quantidade de arroz na panela. 

Para certificar-se de que você adicionou água suficiente para cozinhar completamente o seu arroz, arraste a colher da borda para o centro da panela. Se o arroz aparecer sutilmente na superfície, é porque está certo. 

Quase lá

Outra dúvida muito recorrente é a quantidade de sal que devemos utilizar. 

Bem, isso também não tem uma regra. 

Os cozinheiros mais tradicionais sugerem que você adicione 1 colher de sal, para cada xícara de arroz. Mas se você ainda tiver dúvidas sobre isso, experimente a água do cozimento. A água deve ser levemente salgada (não insossa), trazendo a lembrança da água do mar.

Permita que a água entre em fervura, tampe apenas ⅔ da panela e regule a chama para “fogo-médio”.

Finalização

Para conferir se o seu arroz está seco, abra um pequeno buraco no meio dele e repare se ainda há água no fundo da panela. 

Assim que perceber que a água do arroz já evaporou completamente, desligue o fogo, mexa-o para soltar os grãos e tampe a panela por mais 10 minutos ou até a hora de servir.

Sirva em um prato com alguns raminhos de salsinha e um feijão perfeito ao lado. 

Nota: Se você preferir um arroz mais pegado no fundo, deixe cozinhar por mais 2 minutos. 

Saiba também como fazer o feijão perfeito

Deixe um comentário