De chocolate, com creme de avelã, com nozes, castanhas, frutas secas, enfim, brownie é bom de qualquer jeito. Mas você sabe prepará-lo com maestria? Se não, hoje você irá aprender a fazer o brownie perfeito.
Para os mais curiosos na enciclopédia gastronômica, o brownie nada mais é que um bolo solado.
Dizem as más línguas, que sua origem veio de um grande confeiteiro, que ocasionalmente errou o tempo do bolo, o deixou meio cru e acabou vendendo assim mesmo, como se fosse uma receita completamente nova.
Atualmente, o brownie já é considerado uma receita nova, por conta de suas inúmeras modificações que os tornam cada vez melhores e, recentemente ele é categorizado em 3 tipos: o cake, o fudge e o standart.
Brownie Cake
O cake, ou também chamado de “quase-bolo”, é um brownie com uma textura mais seca e ao mesmo tempo muito macia.
Ele intercala entre a massa mais assada e ao mesmo tempo “solada”, mas com pouca cremosidade e mais estrutura.
Brownie Fudge
O fudge é feito com poucas quantidades de farinha de trigo. Normalmente, a farinha entra apenas como agente espessante, a fim de criar uma estrutura de bolo.
A receita do fudge é extremamente cremosa, principalmente por usar muita gema de ovo e criar um creme no seu interior.
Brownie Standart
O standart é a receita mais tradicional.
Sua estrutura passeia entre a maciez e firmeza do “cake”, mas ainda tem uma textura cremosa no meio, que traz a lembrança de um bolo solado e muito cremoso.
Além disso, o standart também é muito conhecido por formar uma crosta caramelizada no topo do brownie, que faz toda a diferença na hora de experimentá-lo.
Lidando com a técnica principal
O brownie é um bolo que leva muita gordura e pouca farinha. Isso porque ele precisa estar ainda muito molhado mesmo resfriado. Portanto, você deve sempre ter em mãos uma panela em banho-maria, para preparar esse tipo de receita, para que a manteiga não perca suas propriedades principais.
Nota: O banho-maria é uma técnica centenária de aquecimento, que não trabalha com a panela diretamente na chama do fogão, mas no calor do vapor.
Para preparar o banho-maria, você deve aquecer a água em uma panela, até que se formem pequenas bolhas no fundo (ou 80ºC). Em seguida, você deve pôr outro recipiente em cima, de forma que não entre em contato com a água, mas ainda absorva o calor do vapor.
Para preparar o brownie perfeito você precisará de:
- 200g de manteiga
Nota: No Brasil, infelizmente a manteiga tem um valor um pouco elevado. Entretanto, temos que pedi-lo para pôr os seus investimentos neste ingrediente em específico. A razão, é porque a margarina não possui a mesma estrutura da manteiga e, portanto, pode afetar no sabor e resultado final da receita.
- ¾ xícara de cacau em pó 100%
- ½ colher de sopa de extrato de baunilha
Nota: não use essência de baunilha, pois a maioria possui álcool na composição, que pode trazer um sabor de remédio nada agradável à receita
- 2 colheres de chá de café solúvel
Nota: o café aumenta o sabor do cacau no produto final, além de trazer uma sensação agradável às papilas gustativas na hora de saborear o brownie.
- 2 ovos caipiras (ou grandes)
- 1 + ⅔ de açúcar cristal
- 1 + ⅓ de xícara de farinha trigo
- ¼ colher de chá de sal
- ½ colher de chá de fermento em pó
Opcionais:
- Marshmallows
- Castanhas, nozes, avelãs
- Gotas de chocolate
- Sorvete de baunilha
Utensílios:
- Para esta receita, use uma forma quadrada 23x23cm.
- Espátula (ou “pão-duro”)
- 3 Bowls
- Batedeira ou fouet
- Papel manteiga
Instruções
Coloque a manteiga e o chocolate em pó peneirado, em banho maria até derreter. Depois adicione o extrato de baunilha e o café solúvel. Misture bem e reserve.
Em seguida, em um bowl separado, bata na batedeira ou com um fouet, os ovos e o açúcar, até que se tornem um creme amarelinho e dobre de tamanho.
Agora com as 2 partes prontas, una delicadamente o creme de ovos à receita de manteiga derretida.
Depois de homogeneizado, peneire todos os secos dentro do seu creme de ovos com manteiga e misture delicadamente com uma espátula, até que a massa fique homogênea.
Nota: Não mexa muito na massa depois de inserir a farinha, pois o estresse gerado pela movimentação, pode desenvolver o glúten e transformar o seu brownie em bolo.
Adicione castanhas, nozes, avelãs, ou o que preferir. (Eu prefiro gotas de chocolate branco para equilibrar o sabor).
Unte a forma com manteiga e forre com papel manteiga.
Despeje a massa.
Asse no forno pré-aquecido por 10 minutos a 180ºC durante 25 minutos.
Para saber se o seu brownie está pronto, espete um palito. Ele deve sair sujo, porém não molhado.
Retire do forno, despeje os marshmallows por cima e devolva para aquecer por mais 5 minutos.
Espere esfriar e sirva com uma bola de sorvete de creme.
Agora é só elogio
Depois de preparar essa receita, você pode se considerar um mestre em doces, pois não há quem resista a esta masterpiece.
Conta para a gente como você se saiu.
Ah, e não esqueça: Se não acertar de primeira, não desista! A prática leva à perfeição.
fonte: Canseideserchef
Saiba também como fazer Brigadeiro de colher