Você sabe como fazer a escolha certa ao comprar carnes?

Quem nunca comprou carne no supermercado, pensando em sua suculência e maciez, mas ao prepará-la se surpreendeu com uma textura dura e desagradável? Com essas dicas, você nunca mais irá passar esse tipo de vexame, porque nós estamos aqui para te ajudar. 

Os brasileiros são uma das nações conhecidas mundialmente por amar churrasco, cerveja e futebol. Entretanto, nem todo mundo sabe fazer a escolha correta das peças a serem preparadas e muitas vezes pagam mais caro para churrasqueiros profissionais fazerem suas compras. 

Hoje nós reunimos 5 dicas recomendadas por chefs renomados mundialmente, para ajudá-lo a comprar corretamente a carne mais saborosa para a sua refeição. 

Firme e densa 

Diferente do que todo mundo costuma reconhecer, a carne macia nem sempre quer dizer que ela é, de fato, macia.  

Os chefs sugerem que a carne refrigerada não deve ser macia, pois a gordura fica firme enquanto fria. Portanto, atente-se para o tipo de corte que você está comprando.  

 

A cor ideal 

Os chefs ressaltam que a cor da carne deve ser perceptível por toda a peça.  

Quanto mais vermelha, mais suave será o seu sabor. A carne nunca deverá ter uma coloração diferente (amarronzada ou cinza), mesmo nas bordas. 

Portanto, ao comprar carnes embaladas, certifique-se de que todos os lados do pacote possam permitir que você veja o estado da carne e suas cores. 

 

A fonte também é importante 

Se possível, tente descobrir a origem do animal e qual o tipo de alimentação (se você estiver num açougue, o açougueiro poderá lhe informar melhor sobre isso).  

Os profissionais ressaltam que uma vaca que se alimenta de pasto verde proporciona um melhor sabor e colocação da gordura. 

Qual refeição você pretende preparar?  

Antes de ir às compras, decida sobre o seu cardápio.  

Carnes mais baratas, precisam de preparações mais longas, portanto, se possível, escolha as proteínas que você pode fazer um pré-preparo e deixar estocado na geladeira.  

Os chefs mais renomados costumam fazer um delicioso caldo utilizando os ossos e legumes.

Se você preferir comprar frango destrinchado, escolha algumas peças com ossos para removê-los.  

A cor e a posição da gordura 

Existem conhecimentos fundamentais para a escolha da carne com gordura, pois te ajudará a não ter estresse na hora de saborear o seu prato. 

  • Os chefs nomeiam a gordura intercalada de “marmoreio”. Uma peça de carne com esse tipo de de gordura, pode fornecer um sabor mais profundo. Entretanto, ela deve ser escolhida com cuidado, pois o marmoreio em excesso pode tornar a peça mais resistente.  

Para carnes com muito marmoreio, prefira preparar pratos bem cortados, como tartare ou carpaccio. 

 

  • As carnes que possuem uma gordura mais amarelada, indicam que a fonte era de idade mais avançada e, portanto, mais firme. Os animais mais jovens possuem gorduras de cor branca, mas possuem um valor mais elevado no mercado. 

Nota: Se você está viajando para o exterior e pretende comprar carnes, lembre-se que em cada cultura o preparo e o corte podem ser diferenciados. Isso muda também no sabor, qualidade e preço.  

Em países mais religiosos e culturais, a carne é separada com “limpas” e “impuras”. Obviamente as “impuras” são proibidas de comer (como porcos e camelos), por serem culturalmente consideradas como “doentes”. 

Fonte: Brightside 

Saiba como prepara o bife perfeito.

Veja também como preparar o melhor espaguete para acompanhar sua carne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui