Cooktop 5 Bocas Inox Suggar é bom? Análise completa

“Os fogões de hoje não são como antigamente”. Essa foi uma reclamação frequente da minha vó quando tivemos de trocar de fogão, afinal encontrar aparelhos como esse e duradouros pode ser um desafio. No entanto, se você está precisando dar um upgrade na sua cozinha, assim como minha vó, talvez eu tenha a solução.

Hoje analisaremos um modelo de fogão que ocupa pouco espaço e torna sua cozinha mais clean: o cooktop de 5 bocas inox da suggar. Essa máquina está disponível na versão bivolt, possui acendimento automático e pode ser instalado em bancadas. A análise se baseará no tipo de combustível, design e  tipo de acendimento.  

Cooktop a gás 5 bocas mesa em aço inox tripla chama Suggar

Cooktop a gás 5 bocas mesa em aço inox tripla chama Suggar

Ver melhor preço

Design do produto

Confesso que, quando o cooktop de 5 bocas da minha avó chegou aqui em casa, eu me surpreendi, principalmente com o brilho. Toda a estrutura desse fogão de mesa é construída em aço inox – inclusive os botões que regulam o acendimento das bocas, o que significa alta durabilidade e zero ferrugem a longo prazo. Essa qualidade vai poupar muito tempo da minha avó, que passava horas “lustrando” o seu fogão.

Além de se manter bonito, o fogão ainda possui 5 incríveis bocas, que variam de tamanho. As duas bocas mais próximas dos botões são menores, já as duas bocas mais distantes dos botões e a central são maiores. 

Essa diferença de tamanho ajuda bastante na hora de distribuir as panelas, ou seja, as panelas que necessitam de mais atenção e um cozimento mais lento ficam mais próximas dos cozinheiros, já as panelas que passaram mais tempo no fogo e que não demandam tanta dedicação ficam mais distantes, e a panela que precisa de uma distribuição de calor igualitária fica no meio.

Calma aí, isso é novidade pra mim! Distribuição igualitária de calor? O meu fogão já não faz isso? Sinto te dizer, mas as bocas de fogão mais comuns emanam a chama nas extremidades. A boca central do cooktop da suggar possui distribuição da chama nas extremidades e no meio.

Nas bocas convencionais, a panela esquenta das extremidades para o centro. Já no modelo FG5135IX, o calor se propaga de forma uniforme e simultânea em toda a panela. Isso equivale a mais eficiência e rapidez em preparos mais elaborados.

Outra parte que chama bastante atenção são os trempes, isto é, as grades que sustentam as panelas. Aqui os trempes são esmaltados e antideslizantes, ou seja, nada de ferrugem e de panela deslizando enquanto você mexe o conteúdo. 

Para finalizar a análise do design, é preciso falar das informações que ficam ao redor dos botões. Em cada botão, é possível identificar a posição que ativará o fogo alto, médio e baixo. Além disso, ao lado de cada botão, é possível encontrar um desenho que denuncia qual boca é acionada por determinado botão.

O conjunto como um todo é muito elegante, limpo, e, para o uso da minha avó, as dimensões pareceram adequadas. De largura, temos 51 cm; de comprimento, 76 cm; e, de altura, 11,5 cm. O cooktop da suggar se adaptou bem às medidas da cozinha daqui.

Saiba se o cooktop Indução 4 bocas Britânia é bom no nosso site.

Instalação, tipo de combustível e tipo de acendimento

Até o presente momento, ainda não tinha ouvido falar da marca Suggar, mas com algumas pesquisas básicas consegui compreender o motivo de tanta avaliação positiva para um produto que está no mercado desde 2019. 

A marca se faz presente no Brasil desde 1978, e, devido ao sucesso de seus lançamentos, a empresa expandiu a produção para outros eletrodomésticos.

Eu falo disso devido ao tamanho cuidado com o qual recebi o fogão, que veio bem embalado e com um manual de instalação bem explicado. 

A instalação do cooktop da suggar pode ser feita em várias superfícies, como mármores e suportes de madeira de boa qualidade para aguentar os 12 kg do fogão. Essa versatilidade de instalação se deve justamente ao fato do fogão não possuir uma estrutura de grande porte, e muito menos forno.

O que para alguns pode ser um ponto negativo, o tamanho reduzido, para mim, soou como maior versatilidade para compor a cozinha.

Para a instalação, além das medidas de corte da bancada, é preciso ficar de olho se, próximo ao local de instalação, há uma tomada. O cooktop apresenta acendimento automático e, para isso, precisa de energia elétrica.

Mas, caso você não queira acender o fogão com energia, não tem problema, já que a fonte de combustível é o gás. Portanto, é possível realizar o acendimento da forma convencional: com fósforo ou acendedor, sendo essa segunda opção a escolhida pela minha avó.

Selecionamos as panelas que não podem faltar na sua cozinha no nosso site.

Conclusão

Particularmente eu adorei o modelo da suggar porque possui muitos pontos positivos em comparação aos negativos, como ilustrado na lista a seguir: 

Prós

  • Acendimento automático;
  • Acendimento convencional (com fósforo ou acendedor);
  • Construção em inox (inclusive os botões);
  • Queimador tripla chama (distribuição igualitária de calor);
  • Trempes esmaltados e antiderrapantes;
  • Tamanho reduzido.

Contras

  • Dependendo do período em que for comprar, o preço pode ser um ponto negativo.

Analisamos para você qual é o melhor cooktop do mercado.

Por que investir no produto?

Embora em alguns momentos o preço possa ser um impeditivo, o cooktop 5 bocas da suggar é um enorme custo-benefício. Mesmo depois de um ano de uso, não ouvi queixas da minha avó, já que o fogão continua sem nenhuma ferrugem, inclusive nos trempes. E olha que ela é bem exigente!

O desempenho do cooktop suggar também não sofreu alteração. As bocas continuam entregando a mesma potência de sempre, e os preparos mais complexos ficam prontos rapidamente devido à distribuição uniforme e simultânea de calor em toda a panela.

Portanto, se você está pensando em adquirir uma novidade na cozinha para te ajudar a economizar tempo, preparar comidas mais elaboradas e inovar na cozinha, o cooktop 5 bocas da suggar é a melhor opção.

Deixe um comentário