Dicas para nunca mais errar na sua receita de pão caseiro

O pão está presente nas mesas de quase todos os brasileiros, principalmente pela manhã. Mas, se na sua família o estoque de pão acaba rápido, talvez seja hora de começar a prepará-lo em casa e ter um melhor rendimento.

Você já se pegou perguntando o porque o pão da padaria é tão imensamente maravilhoso, principalmente enquanto ainda está quentinho, mas os seus ainda parecem totalmente amadores, mesmo que você repita a receita inúmeras vezes?

Bem, o segredo das padarias, é que eles possuem as melhores ferramentas à mão.

O forno das panificadoras são um pouco mais quentes do que habitualmente conhecemos em casa. Além disso, eles também possuem injeção de vapor e, principalmente, misturas exatas para a preparação. 

Por muito tempo, as pessoas chegaram a pensar que, descobrir a mistura e os segredos para fazer o pão perfeito, eram acessíveis apenas para os padeiros. Mas os tempos mudaram e, na última década, alguns estudiosos gastronômicos conseguiram descobrir maneiras de replicar a fórmula do pão de padaria, apenas com alguns truques.

Para ajudar na receita pode verificar qual a melhor batedeira planetária, assim ajudando em suas receitas e também pode utilizar uma air fryer Oven para assar.

Leve tudo em consideração

Ao começar na sua jornada de padeiro caseiro, leve em consideração as receitas mais simples, que indicam poucos ingredientes e que permitam você errar, sem desperdiçar seus materiais. 

Além disso, siga as instruções religiosamente

Muitas pessoas estudaram para que a receita do pão chegasse até a sua casa, portanto, não tente mudá-las ao seu gosto, a não ser que você esteja aberto aos erros. 

Mas, se você ainda for um daqueles cozinheiros teimosos, que gostam de ter as suas próprias receitas, pelo menos não esqueça de manter registros sobre absolutamente todas as mudanças. 

A massa tem segredo?

As massas de pão, teoricamente, quase não possuem segredo. Tudo o que você precisa considerar é, dar tempo para que ela se adapte “ao estresse”.

Muitas receitas exigem uma quantidade menor de fermento do que o habitual e, quando isso é recomendado nas instruções, significa que o pão precisará ficar mais tempo descansando para permitir o desenvolvimento da massa.

Conheça no nosso site as melhores batedeiras do mercado.

Considere pesar, não medir

Sempre que possível, tenha à mão uma balança de precisão para que sua receita sempre tenha a mesma quantidade de farinha, sal, etc. 

Nota: Uma balança de precisão para medidas médias, custam em torno de R$30 e fazem valer o seu investimento

As padarias confiam nas porcentagens de cada ingrediente e, por isso, o pão parece o mesmo todos os dias. 

Ao testar a sua receita favorita, passe a converter as medidas em pesos.

O melhor cozimento é determinado pelas melhores ferramentas

Ao colocar a sua receita no forno, se possível, leve a massa em uma pedra de cozimento. Isso ajudará a obter aquela crostinha perfeita, que todo mundo adora, e ainda cria um ambiente de forno de barro, muito comum nas panificadoras.

A calibração do forno também é essencial. Muitos pães passam do ponto ou sequer chegam nele, por conta da temperatura dos fornos convencionais. 

Passe a pré-aquecê-lo por pelo menos 1 hora antes. Isso irá proporcionar o ambiente perfeito na hora de assar a massa.

Melhores formas de armazenamento

Você pode pensar que o famoso saco de pão, é usado apenas para fins estéticos e pelo seu valor ser baixo e acessível. Mas, na verdade, ele tem um motivo. 

O saco de papel absorve qualquer umidade que possa entrar no pão, fazendo com que o fermento dure mais e ele endureça mais devagar. 

Se você não puder ter o saco de papel à mão, utilize um ou dois panos de prato, para evitar a oxidação do miolo.

Além disso, se você não for preparar toda a receita de uma vez, você pode congelar a massa. Enrole-a em um filme plástico e em seguida em um saco para freezer. 

A duração do armazenamento pode variar de 2 a 3 meses. 

Você também pode se interessar por 3 Tipos de massa de torta de liquidificador

 

Deixe um comentário