Aquafaba: aprenda a fazer um merengue sem ovos

Se você é alérgico a ovos, segue uma filosofia que não consome nenhum alimento de origem animal, ou apenas gostaria de experimentar novas receitas, confira esse merengue feito de água de grão-de-bico, que fica idêntico ao tradicional.

(foto: Donna Hay)

Na vida, nós encontramos vários tipos de pessoas, com gostos e desejos completamente diferentes umas das outras. E isso é mágico, pois é dessas experiências que tiramos as melhores receitas, capazes de se adaptar aos mais refinados paladares e difíceis filosofias, como a vegana

Muitas pessoas que decidiram não consumir alimentos de origem animal, têm um pouco de dificuldade em encontrar substitutos para as refeições do dia-a-dia e, um deles é o merengue. 

O merengue tradicional é feito através de clara de ovos, temperados a um certo nível de calor e batido com açúcar até que forme picos duros. Mas, e quem não pode consumir ovos? Então para eles, nós temos o aquafaba.

O Aquafaba é o restante do líquido proveniente do grão de bico cozido. 

Você pode obtê-lo de duas maneiras: 

  • Escorrendo uma lata de grão-de-bico, reservando o líquido.

ou

  • Cozinhar o seu próprio grão-de-bico e reservar o líquido da panela. 

O segundo método é um pouco menos confiável, visto que o caldo pode ficar muito fino e haja a necessidade de reduzir. Portanto, os iniciantes devem começar pelo enlatado.

 

Como bater a aquafaba

O truque para bater o merengue de aquafaba, é utilizar uma batedeira manual, planetária ou mixer de mão. 

Bater manualmente, diferente do tradicional, pode ser um pouco menos efetivo, visto que demora muito mais tempo para ficar pronto e não gera resultados tão satisfatórios. 

O tempo necessário para bater o merengue vegano, gira em torno de 3 a 6 minutos, em velocidade rápida – quase o dobro do tempo do normal. Portanto, não desanime na hora do preparo, ele precisa de algum tempo e prática para atingir o ponto ideal.

Nota: Para um merengue aquafaba mais fácil de manusear, tente adicionar creme tártaro em pó à mistura, para auxiliar na formação de picos firmes mais rápido.

 

Formas de uso do aquafaba

O aquafaba pode ser usado em diversas receitas que normalmente utiliza-se o merengue tradicional. Adicione-o em receitas de biscoitos veganos, maionese vegana e também batido em picos semi-rígidos, para um perfeito substituto de clara de ovos em receitas de panquecas e waffles.

Além disso, ele também funciona perfeitamente em preparos de macarons, os famosos doces de casamentos.

Como essa descoberta é muito recente, ainda há muitas alternativas a serem exploradas, portanto, não hesite em ser criativo na hora de inovar nas suas receitas.

Modo de preparo do merengue de aquafaba

Agora que você já absorveu todas as informações, dicas e modo de utilizar o aquafaba, nós precisamos aprender a prepará-lo. E, tudo o que você tem que fazer, é seguir este passo-a-passo.

Ingredientes

Para o preparo do seu aquafaba, reserve 400ml do líquido do grão-de-bico enlatado, ⅛ de colher de chá de creme de tártaro e, se o preparo do aquafaba for para doces, reserve 1 xícara de açúcar (200g).

 

Instruções de preparo

  1. Primeiro escorra o líquido proveniente da lata do grão-de-bico e coloque em uma tigela grande, para bater.
  2. O truque para um aquafaba perfeito, é utilizar uma batedeira manual. 

Nota: Não é ideal bater manualmente, pois pode gerar pouco ou nenhum resultado.

  1. Adicione ⅛ de colher de chá de creme de tártaro e misture delicadamente.
  2. Bata a receita em velocidade alta, até que atinja picos firmes. Esse processo pode durar de 3 a 6 minutos, dependendo da sua preferência e equipamento.
  3. Você pode parar de bater nesse momento e reservá-lo para sua receita. Mas, se o seu intuito é o uso doce, então, com a batedeira ainda ligada, despeje 200g de açúcar, dividido em 3 vezes, até que atinja o brilho do merengue tradicional.

Nota: A cada lata de 425g de grão-de-bico, existem cerca de ½ xícara de aquafaba (120ml). 

 

Se você é um vigilante do peso, saiba que, 400ml de aquafaba representa apenas:

  • Calorias: 15kcal
  • Carboidratos: 3g
  • Proteínas: 0,8g
  • Gorduras: 0,2g
  • Gordura saturada: 0g

Fonte:  Minimalistbaker

leia também Não faça brownies até ver essa receita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui