O segredo do melhor espaguete do mundo

Preparar o macarrão na textura certa, exige alguns segredos. Siga estas etapas simples e cheias de técnicas ensinadas pelos melhores chefs do mundo, para preparar o espaguete perfeito, à seu gosto.

O espaguete perfeito pode ter um conceito diferente, quando pontuamos os gostos pessoais. 

Na minha família, o membro mais novo prefere a massa macia, enquanto os mais experientes exigem um macarrão al dente. Entretanto, no fim das contas, o que faz a real diferença na hora da sua refeição, é a qualidade dos temperos e molhos. 

Certamente você já deve ter ouvido que preparar massas é muito simples, e que tudo gira em torno de: olhar o tempo de cocção no pacote e seguir religiosamente as instruções. 

Porém, o que todo mundo esquece de lembrar, é que nunca comemos apenas o macarrão cozido em água e sal. Nós também escolhemos os molhos e acompanhamentos. E é nisso que vamos trabalhar hoje.

Leia também Receita caseira: Pão de alho

Cozinhe o macarrão como um chef

Nas instruções do pacote do seu espaguete favorito, deve existir o tempo de cocção para cada ponto, de acordo com sua preferência. Mas, você também precisa quais passos primordiais você deve seguir até chegar lá. 

Em toda a minha carreira gastronômica, eu já ouvi diversas opiniões sobre como preparar massas. 

Os anciões citam que, adicionar óleo à água quente durante a cocção do macarrão, ajuda a manter os fios desgrudados. E, em partes, isso é verdade. 

Porém, o que eles não citam é que, adicionar óleo à água pode influenciar na textura e até nos temperos do molho que vem seguida. 

Adicionar óleo no cozimento permite que a massa sofra uma reação química dentro da cocção, amolecendo suas estruturas e fazendo com que ela absorva mais água, trazendo uma textura mais empapada. Além disso, depois de seco, ele sela o macarrão, impedindo que ele se incorpore aos temperos.

Os chefs mais experientes dizem que só um pouco de sal na água é o essencial. Mas essa informação também é interpretada erroneamente pelos cozinheiros de primeira viagem. 

O papel do sal na água, diferente de outros pratos, não tem o objetivo de temperar o macarrão, mas sim de mantê-los desgrudados. 

Isso mesmo. Essa tarefa é atribuída ao sal e não ao óleo. 

Um punhado de sal para cada litro de água é suficiente para cozinhar um macarrão perfeito. 

Nota: Se você é um pouco mais metódico, o sabor deve ser de água do mar.

Leia e conheça a Sobremesa Delícia de abacaxi.

Nunca quebre o spaghetti ao meio

Um dos sete-pecados-capitais da gastronomia, é quebrar o macarrão ao meio, para que caiba dentro da panela. 

Em um stand-up realizado por um comediante que é descendente de italianos, na qual fui em 2018, uma vez contou que “um italiano sofre toda vez que você quebra o macarrão ao meio”. Afinal, a cultura italiana traz consigo uma grande carga cultural de espaguetes. Portanto, você não quer fazer ninguém sofrer, né? (haha)

O ideal para cozinhar o macarrão por completo e mantê-lo inteiro, é gira-lo em torno do seu eixo e deixá-lo cair nas bordas da panela com água fervente. Quando perceber que a parte imersa começou a amolecer, empurre as partes que estão fora, para dentro, delicadamente. 

Conheça qual o melhor putificador de água no nosso site.

Como saber o ponto ideal

Essa parte não deveria ter nenhum segredo, mas para não dizer que o conhecimento ancião não é mais válido na culinária atual, existe uma técnica muito divertida que eu aprendi com a minha avó, quando ela me ensinou a preparar o meu primeiro espaguete.. 

Após o tempo de cocção recomendado no pacote, se você ainda tiver dúvidas sobre o ponto, tire um fio de massa da panela e arremesse-o na parede. Se grudar, está al dente.

Aprenda a preparar o bolo de queijo alemão (Käsekuchen) no nosso artigo.

A melhor parte: o molho

Depois de finalizar o cozimento do macarrão, o seu molho já deve estar no ponto. Portanto, ao mesmo tempo em que estiver preparando a massa, também prepare o molho.

O molho perfeito é relativo. Eu prefiro o tradicional macarrão ao alho e óleo, outros preferem molho branco, com frutos do mar, com vegetais, enfim, existem vários gostos na minha família. Mas o que sempre dá certo para todo mundo, é preparar o tradicional molho de tomate.

Se você prefere um molho de tomate mais rústico, compre latas de tomate pelado ou corte-os manualmente. Mas se para você, o ideal é o molho liso, então compre o extrato, que será diluído na preparação. 

Nesta etapa você pode utilizar a criatividade. 

O importante é saber que o molho não deve ser muito líquido, pois a massa pode não absorvê-lo. 

1 minuto antes do tempo ideal recomendado para o cozimento do macarrão, remova-o da água com uma pinça, puxando um pouco de líquido com ele. 

Misture a massa molhada ao molho e permita que ela absorva todo o tempero, enquanto a água, que ainda possui amido e sal, enriquecerá o sabor e textura de todo o prato.

Leia também Aipim na Air fryer

Finalize e faça bonito

Essa etapa não é necessária. Você pode finalizar o prato no passo anterior. 

Mas se você é como eu, e gosta de impressionar na hora da apresentação, esse momento é seu! 

Uma das dicas mais comuns entre os chefs, é colocar alguns raminhos de ervas por cima do molho (manjericão, cheiro-verde, salsinha, etc), para uma apresentação mais colorida. 

Mas, eu gosto de ir um pouco mais além.

Adicione 2 dentes de alho triturado em uma frigideira com uma colher de manteiga levemente aquecida (não quente), para que ele solte seus óleos essenciais e aromas. Mexa rapidamente, adicione um pouco de manjericão e despeje sobre o prato. 

Sirva com queijo ralado ao lado, para que a pessoa escolha se quer adicionar ou não ao prato. 

Nota: Se você é um fã de massas com molho de tomate, considere ter um pé de manjericão e alecrim em casa. Eles são fáceis de cuidar e trazem ainda mais frescor ao seu prato.

Aprenda a preparar uma deliciosa ambrosia portuguesa no nosso site.

Deixe um comentário