Add Recipe

Receita caseira: Pão de alho

Receita caseira: Pão de alho

Receita caseira: Pão de alho

Eu acredito que exista um ser humano que resista ao pão de alho. Ele é perfeito para qualquer hora do dia e cai bem com ABSOLUTAMENTE qualquer refeição. 

Apreciar uma boa sopinha neste clima frio é muito bom, ainda mais quando acompanhado de um pedaço de pão para absorver os sabores da sopa e tornar tudo ainda mais saboroso. 

Então, enquanto eu estava no supermercado comprando os ingredientes para a minha deliciosa refeição de inverno, eu pensei em pegar um pacote de pão de alho no corredor ao lado, que custa menos de R$10,00. 

Entretanto, olhando para todos os ingredientes que eu estava levando, eu comecei a pensar: “Bem, comprar parece mais fácil, mas comprar um enorme pão italiano e recheá-lo com os ingredientes frescos, parece ainda melhor”. Então eu resolvi dar vida à minha ideia, experimentá-la e trazê-la para vocês.

O segredo do pão de alho perfeito

O segredo para a receita perfeita, claro que seria, nada mais e nada menos do que o próprio alho. 

O alho tem que ser escolhido com carinho. A cabeça tem que ter dentes grandes e macios. Além disso, ele tem que estar maduro, pois se estiver verde, o germe de alho trazer um sabor bem forte e um pouco desagradável para alguns paladares.

Nota: O germe de alho, é o nome dado ao miolo do alho, que pode ou não ser removido antes do cozimento. Removê-lo reduzirá o seu nível de acidez e picância.

Antes de preparar o seu recheio, cozinhe as cabeças de alho no forno, para que ele absorva seus próprios sucos e intensifique o sabor.

Nota: Para cozinhar o alho no forno, você deve cortar o topo da cabeça de alho, polvilhar com sal, pimenta e azeite e embrulhar com papel alumínio. O calor do próprio alho vai cozinhá-lo e amolecerá os dentes, para formar uma pasta ideal para esta receita. O tempo varia de 20 a 30 minutos.  

Como escolher o melhor pão

Muitos supermercados e padarias vendem pães grandes, que também são chamados de baguete, ou os gigantes, que são conhecidos por pão-italiano. 

Se nenhuma das opções estiverem disponíveis, então o pão francês (ou cacetinho, dependendo da sua região), também funcionará. 

Entretanto, você deve se atentar para o detalhe de que eles devem estar “dormidos”, ou seja, duros. 

O glúten ressecado ajudará no processo de rechear e absorver mais os sucos na hora do cozimento.

Posso congelar os pães de alho?

Os pães de alho caseiros, sem nenhum conservante, podem ser armazenados no freezer por tempo indeterminado, logo após serem recheados. 

Para o armazenamento ideal você deve utilizar sacos de ziplock, à vácuo ou recipientes herméticos, que não permitam a entrada de ar e umidade. 

Para assar, você pode retirar do freezer e inserir diretamente no forno. O tempo de cozimento irá ser um pouco mais prolongado, mas ainda será crocante e suculento.

Ingredientes para o pão de alho

  • 1 pão italiano grande ou baguete francesa
  • 2 cabeças de alho assadas no forno (leia a nota de “O segredo do pão de alho perfeito”)
  • 1 xícara de maionese
  • 200g de manteiga
  • 100g de requeijão cremoso
  • 100g de parmesão ralado, reserve um pouco para polvilhar no final
  • Raspas e suco de 1 limão siciliano
  • 100g de muçarela ralada
  • 1 punhado de salsinha (1-2 colheres de sopa)
  • Pimenta-do-reino, à gosto
  • 1 colher de chá de molho de pimenta, opcional

Utensílios:

  • Bowl grande
  • Papel alumínio

Instruções de preparo

Corte o pão em fatias, sem removê-lo da base (até a metade) e depois corte novamente em outro sentido, para obter formatos de cubos. 

Nota: Muito cuidado para não soltar os cubos na hora do corte. O pão ficará meio estranho após isso, mas não se preocupe, logo ele vai se reestruturar.

Remova a cabeça de alho do forno (com uma pinça, para não se queimar), remova os dentes com cuidado e esprema, para obter a “pasta” do alho cozido. 

Una a “pasta” de alho a todos os outros ingredientes da receita e misture bem.

Recheie o pão com a mistura, tendo muito cuidado para não quebrar os cortes. 

Finalize polvilhando o queijo parmesão reservado.

Embrulhe o pão em papel alumínio e asse no forno a 180ºC por 30 minutos. Depois remova o papel alumínio e asse por mais 10 minutos a 200ºC para gratinar o queijo e tostar o pão.

Sirva ainda quentinho.

Saiba também como fazer um churrasco econômico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X