Add Recipe

Depois de aberto, quanto tempo dura um vinho

Depois de aberto, quanto tempo dura um vinho?

Depois de aberto, quanto tempo dura um vinho

Como um bom apreciador de vinhos, preciso dizer que, entre as dúvidas mais pertinentes que tive em todos esses anos, a mais difícil foi saber se o vinho tem ou não validade após aberto. Será que existe tempo de duração para vinhos tintos e brancos? Eles ficam azedos? Fermentam? Bem, agora temos a resposta. 

Quem não adora uma taça de vinho antes do jantar? Segundo os especialistas, uma taça de vinho antes das refeições, é perfeito para preparar o paladar e aguçar a fome. Além de ser um perfeito aliado para o coração. 

Mas se você não deseja consumir toda a garrafa de vinho em uma única noite, você provavelmente deve tampá-la, a fim de guardá-la para o final de semana. E é nesse momento em que a dúvida surge: quanto tempo ainda dura o vinho, depois de abrir a garrafa? 

 

Quanto tempo dura um vinho aberto? 

A resposta mais rápida e clara para essa pergunta é: de 1 a 7 dias. 

Já a resposta longa e mais complicada, envolve um pouco de ciência. 

Depois de aberto, o vinho passa a oxidar imediatamente e passa a perder os seus aromas e sabores. Sim, um pouco de ar pode ser excelente, e é por isso que giramos nossa taça de vinho antes de tomar um gole, mas muito oxigênio leva à deterioração da bebida. 

Depois de alguns dias em contato com o ar, a cor do vinho começa a mudar e os aromas podem variar, se tornando até mesmo no vinagre mais puro. 

A vida útil do seu vinho gira em torno de alguns fatores: 

  • Como você armazena sua bebida? 
  • Ele é branco ou tinto? 
  • Em uma garrafa ou caixa? 
  • É seco ou doce? 

Os vinhos espumantes tendem a perder o sabor e o gás em torno de 3 dias, já os vinhos fortificados, como o porto ou Madeira, ficará ainda melhor com o tempo. O fator decisivo para a validade de uma bebida, é o tipo e o armazenamento. 

 

Qual a duração de um vinho tinto? 

O ideal é que você consuma o seu vinho tinto dentro do prazo de 5 dias após estourar a rolha. Entretanto, dependendo da quantidade de tanino (uma substância contida em sementes, caules e cascas), o seu vinho pode se manter preservado por muito mais tempo.  

Por exemplo, um vinho Barolo, que é feito a partir de uvas Nebbiolo, na qual possuem um altíssimo teor de tanino, sobrevive muito mais tempo que um Beaujolais, onde o tanino está pouco presente. 

Qual a duração de um vinho branco? 

Diferente dos vinhos tintos, o branco pode sobreviver até 1 semana após aberto.  

Os tipos mais ricos e encorpados como o Chardonnay carvalhos, Rioja Branco e vinhos do Ródano, tem uma vida útil mais curta do que os brancos e rosés leves. 

Os vinhos brancos leves, podem ser aproveitados dentro de um prazo de 5 dias, mas não se surpreenda se eles começarem a perder suas qualidades. 

Se o seu vinho branco perdeu o sabor, mas ainda está na validade, considere preparar receitas com ele. 

Como fazer um vinho durar mais tempo? 

Apesar de pouco recomendado, os vinhos ainda podem ter uma vida prolongada além da sua validade. E tudo começa enquanto você bebe.  

  • Após servir uma taça de vinho, tampe-o imediatamente mesmo se você for tomar outra taça em seguida. Isso ajudará no retardo da oxidação. 
  • Se você é um consumidor assíduo de vinho, considere ter uma rolha à vácuo, como o VacuVin. Esses aparelhos sugam o ar contido dentro da sua garrafa de vinho e diminui a probabilidade de oxidação. 
  • Guarde o vinho dentro da geladeira, mesmo se ainda for consumir no mesmo dia.  

E não esqueça: Caso você esqueça de tomar o seu vinho dentro do prazo de validade, ele ainda é elegível para preparar uma deliciosa refeição. 

 Fonte: Taste of Home 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X