Depois de aberto, quanto tempo dura um vinho

Como um bom apreciador de vinhos, preciso dizer que, entre as dúvidas mais pertinentes que tive em todos esses anos, a mais difícil foi saber se o vinho tem ou não validade após aberto. Será que existe tempo de duração para vinhos tintos e brancos? Eles ficam azedos? Fermentam? Bem, agora temos a resposta. 

Quem não adora uma taça de vinho antes do jantar? Segundo os especialistas, uma taça de vinho antes das refeições, é perfeito para preparar o paladar e aguçar a fome. Além de ser um perfeito aliado para o coração. 

Mas se você não deseja consumir toda a garrafa de vinho em uma única noite, você provavelmente deve tampá-la, a fim de guardá-la para o final de semana. E é nesse momento em que a dúvida surge: quanto tempo ainda dura o vinho, depois de abrir a garrafa? 

Leia também O vinho Cabernet Sauvignon: um brinde à chegada do Inverno!

Quanto tempo dura um vinho aberto? 

A resposta mais rápida e clara para essa pergunta é: de 1 a 7 dias. 

Já a resposta longa e mais complicada, envolve um pouco de ciência. 

Depois de aberto, o vinho passa a oxidar imediatamente e passa a perder os seus aromas e sabores. Sim, um pouco de ar pode ser excelente, e é por isso que giramos nossa taça de vinho antes de tomar um gole, mas muito oxigênio leva à deterioração da bebida. 

Depois de alguns dias em contato com o ar, a cor do vinho começa a mudar e os aromas podem variar, se tornando até mesmo no vinagre mais puro. 

A vida útil do seu vinho gira em torno de alguns fatores: 

  • Como você armazena sua bebida? 
  • Ele é branco ou tinto? 
  • Em uma garrafa ou caixa? 
  • É seco ou doce? 

Os vinhos espumantes tendem a perder o sabor e o gás em torno de 3 dias, já os vinhos fortificados, como o porto ou Madeira, ficará ainda melhor com o tempo. O fator decisivo para a validade de uma bebida, é o tipo e o armazenamento. 

Você também pode se interessar por O vinho Malbec é perfeito para desfrutar com uma tábua de queijos

Qual a duração de um vinho tinto? 

O ideal é que você consuma o seu vinho tinto dentro do prazo de 5 dias após estourar a rolha. Entretanto, dependendo da quantidade de tanino (uma substância contida em sementes, caules e cascas), o seu vinho pode se manter preservado por muito mais tempo.  

Por exemplo, um vinho Barolo, que é feito a partir de uvas Nebbiolo, na qual possuem um altíssimo teor de tanino, sobrevive muito mais tempo que um Beaujolais, onde o tanino está pouco presente. 

Qual a duração de um vinho branco? 

Diferente dos vinhos tintos, o branco pode sobreviver até 1 semana após aberto.  

Os tipos mais ricos e encorpados como o Chardonnay carvalhos, Rioja Branco e vinhos do Ródano, tem uma vida útil mais curta do que os brancos e rosés leves. 

Os vinhos brancos leves, podem ser aproveitados dentro de um prazo de 5 dias, mas não se surpreenda se eles começarem a perder suas qualidades. 

Se o seu vinho branco perdeu o sabor, mas ainda está na validade, considere preparar receitas com ele. 

Faiba também a diferença entre frisante, champagne e espumante.

Como fazer um vinho durar mais tempo? 

Apesar de pouco recomendado, os vinhos ainda podem ter uma vida prolongada além da sua validade. E tudo começa enquanto você bebe.  

  • Após servir uma taça de vinho, tampe-o imediatamente mesmo se você for tomar outra taça em seguida. Isso ajudará no retardo da oxidação. 
  • Se você é um consumidor assíduo de vinho, considere ter uma rolha à vácuo, como o VacuVin. Esses aparelhos sugam o ar contido dentro da sua garrafa de vinho e diminui a probabilidade de oxidação. 
  • Guarde o vinho dentro da geladeira, mesmo se ainda for consumir no mesmo dia.  

E não esqueça: Caso você esqueça de tomar o seu vinho dentro do prazo de validade, ele ainda é elegível para preparar uma deliciosa refeição. 

Para acompanhar seu vinho veja a receita de Pizza na Air Fryer como fazer

 Fonte: Taste of Home 

Deixe um comentário