Add Recipe

Como utilizar os diferentes tipos de cebola

tipos de cebola, tipo de cebola

Como utilizar os diferentes tipos de cebola

Se você também se perde na infinidade de tipos de cebola e acaba optando pela convencional, porque não sabe qual a melhor receita para cada uma, nós iremos te ajudar.

cortar cebola gif

Muitas receitas hoje em dia, sejam elas de sopas até tortas salgadas, exigem pelo menos uma cebola. Mas para cada prato, existe um tipo de cebola ideal? Hoje nós iremos sanar essa dúvida com este guia simples de Como Utilizar os Diferentes Tipos de Cebola.

cebolas branca

Cebolas amarelas

Muito comum na feira dos brasileiros, a cebola amarela é boa especialmente para se utilizar refogada e caramelizada.

Se a receita que você estiver preparando não especificar o tipo de cebola que você deverá usar, a sua aposta mais segura é seguir pelo caminho da cebola amarela.

A cebola amarela é a opção padrão para cozinhar, pois ela possui uma fibra capaz de aguentar o processo de caramelização sem desmanchar no calor longo e lento.

cebolas

Cebolas roxas

Apesar de um pouco mais cara, é essencial ter cebola roxa em casa, principalmente para os fãs de saladas e grelhados.

A cebola roxa é o ingrediente essencial para preparar aquela salada fresca na sua refeição, mas também casa muito bem com um delicioso sanduíche ou qualquer outra preparação crua.

Entretanto, você deve se atentar a quantidade. Isso porque, as cebolas roxas possuem um sabor apimentado e forte, que pode causar uma sensação desagradável se comida demais. 

Ela combina muito bem com verduras como a couve ou rúcula. Além disso, traz um sabor ainda mais intenso às receitas de grelhados.

Cebola branca

Se você gosta de comida mexicana, esse é o seu ingrediente principal.

A cebola branca é o tipo de cebola muito comum em saladas como as de batata ou macarrão, por exemplo. Mas, o lugar onde ela mais brilha, é na comida mexicana.

As cebolas brancas podem ter um sabor mais fraco, mas um aroma muito forte, o seu sabor adocicado casa muito bem com salsas e guacamole. Mas, se você é um fã de peixe, ela também traz uma experiência muito saborosa em ceviches. 

Para churrascos, experimente servir a carne com algumas rodelas de cebola branca por cima.

Chalotas

Para molhos e temperos condimentados, essa é a melhor opção.

As chalotas possuem um sabor muito sutil e suave. Esses allium em forma de bulbo tem um gosto híbrido de alho com cebola.

Na culinária francesa, as chalotas são muito utilizadas em vinagretes e molhos. Experimente ainda assá-las inteiras ao lado da sua proteína favorita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X