Add Recipe

Guia de como temperar qualquer tipo de carne

Guia de como temperar qualquer tipo de carne

Você sabe temperar qualquer tipo de carne corretamente? Se não, acompanhe esse artigo, pois hoje nós vamos aprender como fazê-lo com maestria.

A primeira coisa que lembramos ao cozinhar as carnes, é a parte de como temperá-las e quais condimentos ideais para cada tipo.

Cozinhar sempre foi uma arte complicada e uma ciência exata, na qual eu nunca consegui dominar totalmente. Então, sempre que tenho a oportunidade, eu gosto de estudar sobre as diferente técnicas dos chefs de cozinha, para simplificar a minha vida e tornar a minha habilidade gastronômica cada vez mais refinada.

E, uma das artes que eu tenho dificuldade em aprender é como temperar diferentes tipos de carnes

Cada carne tem o seu jeito unico de absorver os temperos. Por exemplo, você sabia que o ideal é temperar o frango horas antes de cozinhá-lo? Que ao temperar o peixe com limão, você reduz o tempo de cozimento na panela?

Pois é. Se essas dicas são inéditas para você, continue lendo esse artigo e aprenda conosco.

Como temperar carnes vermelhas

As carnes vermelhas, no geral, combinam sempre com os temperos mais fortes, como temperar carne corretamente.

Você pode optar temperá-las com antecedência ou até mesmo segundos antes ao preparo. Isso porque os bifes conseguem absorver os sabores muito rapidamente, sendo necessário condimentar em até 30 minutos antes do preparo.

Aposto em temperos que auxiliam na digestão como alho, curry, noz-moscada.

Para as carnes assadas, aposte em alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, cravo-da-índia, gengibre fresco ralado, pimenta calabresa, pimenta chilli. 

Já para carnes cozidas, o ideal é cominho, louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta-da-jamaica, salsão, salsinha.

E, para carnes grelhadas, utilize alecrim, chimichurri, pimenta calabresa ou coentro.

Como temperar carnes brancas (Frango)

As carnes brancas possui um sabor muito mais suave e delicado, além de possuírem uma mastigação fácil.

Para temperar corretamente as carnes brancas, o ideal é fazê-lo com muita antecedência. Isso porque as carnes brancas, principalmente as de aves, demoram muito tempo para absorver os sabores.

Para frango assado, prefira temperos como alecrim, alho e coentro. Essa combinação é ideal e necessária para esse tipo de cozimento.

Já para o frango cozido, experimente utilizar um pouco de canela e orégano. E, para caso de molhos apimentados, aposta na páprica com anis-estrelado

Como temperar peixes

A carne de peixe é a carne mais fácil de temperar. Isso, porque ela é uma carne delicada de sabor leve e aromas sutis. 

Por isso, ao temperar a carne do seu peixe, uma combinação de sal, alho, pimenta do reino e um pouco de suco de limão (dependendo da receita), já deve ser suficiente para extrair o melhor sabor.

O limão ou vinagre ajudará a dar mais consistência para a carne. Mas, se você ainda tem receio de utilizá-lo, prefira adicionar o suco apenas na hora de servir, para evitar de desmanchar as fibras.

Sobre marinadas

Muita gente gosta de manter a carne marinando por horas na geladeira. Entretanto, o que a maioria não sabe, é que existe um tempo limite para fazer isso.

O ato de marinar por imersão em um líquido ácido é muito saboroso e aromático, entretanto, se você ultrapassar o limite de 2 horas na marinada, a sua carne começará a cozinhar e, dependendo do tipo de preparo, isso pode não ser uma coisa boa.

Além disso, atente-se ao utilizar ervas secas. Apesar de mais baratas, elas possuem um sabor muito mais concentrado, que pode roubar a cena do seu prato.

como temperar carne corretamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X