Arroz de couve-flor
(foto: Taste)

Se você está pensando em abolir o carboidrato da sua rotina, ou está procurando uma alimentação saudável, sem abrir mão dos sabores do dia-a-dia, essa receita de arroz de couve-flor é para você.

Você já ouviu falar de arroz de couve-flor? Essa foi a melhor descoberta que eu já fiz em toda a minha vida, pois substitui perfeitamente o arroz e ainda é muito nutritivo e saboroso. 

Desde que eu adotei a dieta low-carb para a minha vida, tudo tem sido diferente. Mas, quem tem costume de comer arroz todo dia, assim como eu, abandoná-lo pode ser um desafio muito difícil e estressante. Então, para saciar a minha fome de arroz, eu procurei receitas alternativas e descobri que a couve-flor é uma perfeita substituta para ele.

A couve-flor é um vegetal muito rico em vitaminas e minerais, além de ser uma grande fonte de fibras e ajudar a movimentar o intestino. Ela possui um baixíssimo valor calórico e um nível quase inexistente de gorduras. É por isso que esse vegetal incrível e tão versátil, é uma ótima opção para acompanhar diversas refeições.

Na receita de hoje, nós utilizaremos bacon, mas você pode tranquilamente removê-lo, pois ela continuará ainda muito saborosa e satisfatória. Ainda, se quiser, adicione vegetais como cenoura, ervilha e vagem, para um arroz ainda mais colorido.

(Foto: Kirbie’s cravings)

Ingredientes para preparar o arroz de couve-flor

  • 1 couve-flor
  • 100g de bacon defumado, picadinho
  • 2 dentes de alho, descascados e amassados
  • 1 cebola média, cortada em cubos
  • 1 colher de azeite de oliva
  • Cheiro-verde, à gosto
  • Sal e pimenta do reino, à gosto

Instruções de preparo

Antes de preparar esta receita, utilize um bom sanitizante para verduras, para remover quaisquer bichinhos presentes na couve-flor, enxágue e seque bem.

Corte a couve-flor em vários cubos e remova a parte mais dura do talo. (Não descarte, pois serve para sopas)

Com o auxílio de multiprocessador ou liquidificador, pulse os pedaços de couve-flor até obter uma espécie de farofa de couve. 

Nota: Não processe demais, pois pode se tornar uma pasta.

Repita até que toda a couve esteja triturada. Reserve.

Aqueça uma frigideira grande, adicione o bacon e deixe derreter até que fique crocante e douradinho. Acrescente a cebola, o alho até que os aromas invadam a sua casa e, por fim, adicione a couve-flor triturada. 

Refogue por 5 minutos, regue com 1 colher de azeite e acerte os temperos à gosto. 

Polvilhe o cheiro-verde à gosto e sirva. 

Nota: O ponto ideal é al dente, portanto, não ultrapasse o tempo de cozimento. 

Você vai se surpreender!!!!

Saiba também como fazer o arroz perfeito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui