Add Recipe

Como fazer um delicioso e tradicional pretzel caseiro

Como fazer um delicioso e tradicional pretzel caseiro

Experimente esse biscoito tradicional alemão, que ganhou o mundo e hoje é popularmente conhecido nas melhores padarias brasileiras.

pretzel caseiro  (Foto: Pierre Gui)

Com certeza você já ouviu falar de pretzels. Se não na televisão, viu nas padarias ou nas melhores cafeterias da cidade.

O pretzel é um tipo de pão ou biscoito alemão, que se naturalizou como uma refeição típica dos EUA e outras regiões próximas. Ele é geralmente servido com café durante as tardes e pode ser doce ou salgado. Tudo depende do seu gosto e criatividade. 

O pretzel é uma invenção gastronômica europeia, que atualmente se tornou uma iguaria mundial. Aprenda a prepará-lo e deixe todos apaixonados por esta receita, além de claro, com muita água na boca!

Ingredientes para preparar o pretzel caseiro

  • 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara de chá de água morna
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3 + ½ xícara de chá de farinha de trigo
  • Reserve +¾ de xícara de chá de manteiga derretida, para untar os pretzels

gif pretzel caseiro

Instruções de preparo

Misture o fermento na água morna e acrescente o açúcar, o ovo e o sal. Misture bem e espere descansar 10 minutos, para que ele cresça e se alimente dos ingredientes.

Aos poucos, vá inserindo a farinha à mistura, e misture bem até que ela se torne uma massa macia e um pouco grudenta nos dedos. 

Cubra com um pano de prato úmido e deixe descansar por 15-20 minutos.

Abra a massa e faça cordões sob uma superfície enfarinhada.

Modele os cordões como os que você viu nas fotos de referência do post, acomode-os na assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, durante 20-30 minutos ou até que fiquem levemente dourados em baixo.

Retire os pretzels da forma ainda quente, pincele um pouco de manteiga derretida por cima e em seguida adicione a cobertura que preferir (açúcar, canela, granulados, chocolate em pó, chocolate derretido, coco ralado ou flor de sal).

Aprenda a fazer a melhor salada do Outback

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X