Culinária de Moçambique

A culinária de Moçambique foi profundamente influenciada pelos portugueses que introduziram novas safras, aromas e métodos de cozimento.

Xima

Uma massa espessa resultado do cozimento da farinha de milho branca ou da mandioca, podendo ser feito com o leite de coco ou simplesmente água.

Fica difícil de comer sem um acompanhamento de molho, pois é muito pesado.

Na de Moçambique é uma das mais populares e mais baratas, em épocas de fome foi o que salvou as famílias.

Conheça também sobre as comidas exóticas da China no nosso site.

Frango Cafrial

Esse prato da culinária de Moçambique tem um modo de preparo muito simples, é considerada a receita mais famosa também fora da região.

Frango aberto marinado por um bom tempo no leite de coco ralado e preparado na hora, pode ser servido com arroz de coco ou xima.

Esse frango também feito nas ruas de Moçambique, feito na brasa, também conhecido píri, píri devido a quantidade que é esfregado no frango aberto junto com outros condimentos, o cheiro toma conta do local.

Por tratar de um preparo simples e por ser tão apreciado, justo dizer que o segredo do prato está mais no preparo.

Leia também nosso artigo sobre comida exótica.

Mucapata

Mucapata

Prato da culinária de Moçambique que é feito com arroz, feijão e coco.

Preparado tudo na mesma panela, com água, sal e leite de coco ralado na hora, numa panela de barro, que é o segredo do preparo.

Prato típico da Zambézia, onde fica concentrado 90% da produção nacional do arroz, junto a grande variedade de feijão, motivo esse que permite uma enorme variedade de pratos diferentes.

Como vimos a mucapata além do arroz, feijão, também leva coco em seu preparo, o que acompanha vários outros pratos de Moçambique.

Mucuane

Peculiar prato da culinária de Moçambique feito de folhas piladas de mandioca, fervidas com dois litros de água.

No preparo adiciona-se camarão sem casca, tomate, cebola e mamão papaia verde.

Quando a água estiver secando, se adiciona o leite de coco extraído do coco ralado na hora.

Este prato pode-se fazer com vegetal ao invés de camarão, também pela castanha de caju, que é muito comum na culinária de Moçambique, e piriri, pimenta moçambicana a gosto.

Fizemos um post com as comidas exoticas da Tailandia para você.

Camarão a Zambeziana

O camarão é uma das principais economias de exportação em Moçambique e pratos com esse ingrediente são muito comuns na culinária de Moçambique.

O camarão vem banhado em leite de coco, há quem prefira com berinjela passada em farinha, ou então numa receita mais simples com apenas um toque de limão no final.

O acompanhamento mais tradicional é o quiabo a Zambeziana.

Quiabo a Zambeziana

Na culinária de Moçambique ele é um acompanhamento do frango ou do camarão, pode ser servido com arroz de coco ou sozinho também.

Na receita para que não solte muita baba ele é temperado com suco de limão, ou uma rápida fritada antes de ser cozido.

Refoga-se os tomates sem pele, cebola e leite de coco e por fim se adiciona o quiabo.

Há quem goste de dar um toque final com piriri (pimenta local).

Bodjias

São salgadinhos feitos com farinha de feijão nhemba, fritos e servidos com pão, tem uma identidade única, devido ao modo de preparo e ingredientes trazido de outras geografias.

Na culinária de Moçambique Bodjias são muito comuns no café da manhã dos moçambicanos e nos lanches, principalmente das escolas.

Caril de Amendoim

Esse prato típico da culinária de Moçambique, original da parte Sul do país.

É preparado com carne de frango ou carne bovina, também com vegetais e camarão seco, ainda para o preparo leva o amendoim seco e pilado cru, sal cebola, coco ralado e tomate.

Pode ter como acompanhamento a xima ou algum cereal, também pode ser completado com piriri.

Matapa

Matapa é, dentro da culinária de Moçambique, feito com produto de produção rica da região, a mandioca, do qual para o feito do prato são usadas suas folhas ,de preferência as mais novas, que são piladas juntamente com o alho e o piriri até formar um creme que é colocado em cozimento.

Quando esse creme estiver quase seco, junta-se tomates e cebolas cortadas em pedaços e ferva-os.

Pronto, é só acrescentar o leite de coco e amendoim pilado, acompanha-se arroz e xima.

Esse prato pode ser encontrado em toda a África subsaariana, um dos preferidos dos Moçambicanos.

Leia também tudo sobre a culinária chinesa.

Caril de castanha

A castanha desse prato é muito bem cozida em água e sal e reservada, em seguida coloca-se uma panela no fogo com óleo, refoga-se a cebola, o tomate e o alho junto com os temperos.

Acrescenta-se as castanhas até ferver por algum tempo, coloca-se leite de coco da segunda extração, coloca a manga seca, depois que ela estiver bem amolecida na água.

No final do cozimento adiciona-se o leite de coco da primeira extração, o molho apurado fica bem grosso, prato que pode ser acompanhado de arroz e xima branca.

Guisado de caranguejo

A culinária de Moçambique tem uma grande diversidade de mariscos.

Todos que visitam Moçambique tem que experimentar o delicioso guisado de caranguejo.

Vários pontos de venda de mariscos são facilmente encontrados com preços bem acessíveis para todos, ainda com vantagem de consumir o caranguejo ainda fresco.

Esse prato é feito com o caranguejo refogado com cebola, pimentas, óleo, tomate, temperos diversos, leite de coco ralado na hora e manga seca, seu molho é farto.

Xiguinha

Um prato simples e muito delicioso, feito com mandioca e folhas de cacana (planta rastejante de sabor amargo) típicas da província inhambane, Sul de Moçambique.

No século XIX a fome assolava as famílias, para diversificar o preparo da mandioca e também melhorar os hábitos alimentares.

O nome Xiguinha tem origem ronga ou changana.

Prato tradicional da culinária de Moçambique.

É preparado a partir de tubérculos de mandioca e folhas de cocana, mandioca cortada em cubos, amendoim, leite de coco ralado na hora e o sal.

Peixe Seco

Quando os produtos frescos ficam escassos a alternativa é o peixe seco, isso é feito por moradores de centro e norte do país.

Sendo salgados e secos, os peixes chegam a ficar conservador por mais de um ano.

Além desse fato, boa parte desses moradores não tem energia elétrica em casa, portanto não possuem geladeira para conservá-lo.

O peixe seco é um dos mais consumidos em todas as regiões, inclusive nas feiras livre o cheiro de peixe seco toma conta de tudo.

Alguns pratos da culinária de Moçambique foram adaptados a novos temperos que se tornaram típicos da região, o que os torna donos de pratos diversificados e sabores únicos.

Veja também sobre a Culinária Israelense.

Deixe um comentário