Culinária mineira: conheça os sabores e pratos típicos de uma cozinha cheia de sabor!

Falar sobre a culinária mineira e não reagir com um famoso “hmmmm” é praticamente impossível! A cozinha de Minas é uma das mais tradicionais e de maior sucesso no cardápio brasileiro, sabia?

Aliás, nem é preciso muito esforço para nutrir certa paixão pelos pratos mineiros. Por isso, o Mundo Culinária separou uma série de pratos da gastronomia mineira que vai muito além do pão de queijo. Confira!

Conheça os principais pratos típicos da culinária mineira

Não é nada difícil perceber que os melhores programas de culinária na TV e livros de receitas famosos exploram ao máximo a gastronomia mineira e suas particularidades. Mas, melhor caminho para entender o sabor da cozinha de Minas é explorar o seu cardápio! E, como um bom mineiro, vamos falar um “cadin” das opções que conquistaram o paladar de muitos brasileiros!

Listamos algumas comidas exóticas no nosso site.

O pão de queijo!

Falar da culinária mineira sem começar pelo pão de queijo mereceria um bom “uai” de repreensão! Afinal, há quem acredite que essa é simplesmente a estrela do cardápio mineiro!

O pão de queijo é simplesmente uma das receitas mais tradicionais do estado! Por isso, ele está sempre presente em refeições importantes do dia a dia de muitas famílias – um bom exemplo disso é o café da manhã.

E, claro, o queijo mineiro!

Para começar, é bom destacar que a maior parte dos queijos que são consumidos em todo o país são provenientes do estado de Minas Gerais. Eles apresentam uma extensa lista de opções de sabores e até mesmo texturas únicas.

Um dos queijos mais famosos da culinária mineira é o queijo de minas do Serro. Ele foi até mesmo reconhecido por parte do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico – IEPHA. O reconhecimento lhe rendeu o título de patrimônio imaterial. Posteriormente, ele foi nomeado como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN!

O doce de leite mineiro é inconfundível!

Quem visita as regiões de Minas Gerais sempre que possível leva para casa ao menos um pote do famoso doce de leite mineiro. Há quem defenda que não existe nenhum outro que possa ser comparado ao seu sabor e textura.

Um dos motivos pode ser o seu processo de preparo, que conta com uma panela bem grande, açúcar, leite fresco e, claro, todo o talento de quem o prepara com base em muita tradição.

Quem resiste à couve refogada da gastronomia mineira?

Não há melhor acompanhamento para a culinária mineira do que a saborosa couve refogada. Ela é marca registrada para acompanhar outros pratos mineiros, como o tudo de feijão, por exemplo.

Na versão mais tradicional, ela deve ser cortada com uma espessura bem fina e, depois, refogada um pouco antes de ser servida. Em geral, ela é refogada com banha de porco, cebola e bastante alho.

O leitão a pururuca é marca registrada da cozinha de Minas!

Essa é uma receita que foi importada pelos portugueses – mas, mesmo depois de tantos anos, ela continua sendo uma das mais pedidas na cozinha de Minas!

Em alguns estabelecimentos típicos, o leitão acompanha farofa, arroz branco bem soltinho, a couve refogada e o saboroso feijão tropeiro! É uma explosão de sabor!

Fizemos um post sobre a culinária do Chile para você.

O feijão tropeiro e sua forte tradição

O feijão tropeiro se confunde com a cultura e a história da região. Ele surgiu ainda durante o período colonial, onde grande parte das mercadorias era transportada por tropas de cavalos sob os cuidados dos comerciantes da época – eles eram chamados popularmente de tropeiros.

Como estavam sempre viajando muito, esses comerciantes preparavam suas refeições de maneira muito artesanal e com ingredientes chaves! O preparo do feijão era com a mistura de farinha de mandioca, ovos refogados com cebola e alho, torresmos e muitos outros temperos. E, foi assim que o famoso feijão tropeiro surgiu na culinária mineira!

O tutu de feijão é um sucesso em várias regiões do Brasil

O preparo é simples e carregado de sabores e temperos! E, provavelmente, a simplicidade que se faz presente nesse e em outros pratos mineiros é o que cativa tantas pessoas.

O tutu é feito basicamente com feijão cozido, refogado e depois engrossado com o uso da farinha de mandioca. Em Minas é mais comum optar pelo feijão-roxinho ou o feijão preto. Além disso, os grãos de feijão são amassados como se o preparo fosse o de um purê – isso deve ser feito antes de incluir a farinha de mandioca. Como acompanhamento, o tutu de feijão vai bem com o arroz branco, torresmo, couve refogada e carne de porco!

Vem conhecer as comidas exóticas da Tailândia.

O frango com quiabo é um clássico da gastronomia mineira!

Se a ordem da vez é fazer um delicioso turismo gastronômico por MG, a dica é uma só: prove o tradicional frango com quiabo da gastronomia mineira!      Aliás, é bom lembrar que esse prato mineiro é considerado uma paixão para muitas pessoas – por isso, não provar é o mesmo que não conhecer a culinária mineira!

Esse também é um prato carregado de muita história e influências de outras partes do mundo (portuguesa e africana). Mas, foram os índios os responsáveis por influenciar o seu preparo mais atual!

Na cozinha de Minas, o frango deve ser cozido com algumas especiarias indispensáveis. Ou seja, com bastante cheiro verde e quiabos. Além disso, é comum que ele seja servido com o angú de fubá. Esse prato mineiro é tão saboroso e tão tradicional, que já foi “exportado” para outros países!

Como não falar da vaca atolada – um prato mineiro típico!

A vaca atolada é um bom exemplo de prato mineiro que ganhou outras partes do país! Seu preparo é feito à base de mandioca e bastante carne bovina. É um prato que não abre mão do sabor e que é muito apreciado, principalmente, nas épocas mais frias do ano!

O famoso mexidão mineiro

O conceito do mexidão mineiro é justamente evitar o desperdício e, literalmente, fazer um prato saboroso com as sobras de outras refeições! Ele é geralmente feito com feijão carioca, arroz branco, tipos de carnes e um ovo frito para arrematar!

Gostou de conhecer algumas opções da culinária mineira? O grande desafio mesmo é escolher apenas um para saborear, não é mesmo? Afinal, são pratos “dimais da conta!”.

Uma coisa que não pode faltar na culinária mineira é o porco e veja esta receita que mostramos como fazer Linguiça na Air fryer

Deixe um comentário