Culinária no Peru: Guia completo

Não é nenhum exagero dizer que a culinária no Peru é uma referência gastronômica! E, isso pode ser justificado por seus aromas, sabores e iguarias. Por isso, a comida Peru não é apenas tradicional, mas envolve uma experiência única!

Aliás, não é à toa que o cardápio peruano é considerado um dos melhores do mundo. Há quem diga que a revolução do país começou justamente pela sua comida! Isso tem relação com a grande revolução que o país vivenciou e até mesmo passou no decorrer dos últimos anos.  Como resultado, a gastronomia peruana é um enorme orgulho para seu povo.

Mas, para entender toda essa importância e, claro, diversidade, é necessário fazer um breve mergulho nessa história. E, é isso que esse guia do Mundo Culinária irá lhe propor agora mesmo. Confira!

A culinária no Peru e sua importância!

Para que possamos compreender melhor toda a relevância da comida Peru é preciso entender a relação da população com a sua gastronomia. Para começar, na cidade de Lima ocorre o maior festival de gastronomia da América do Sul – ele é chamado de “Mistura”.

O festival é tão importante que, ainda no ano de 2000, a renomada Le Cordon Bleu (que é a maior escola culinária do planeta) resolveu fazer acontecer sua primeira filial no continente latino.

Separamos as principais curiosidades da culinária indiana no nosso site.

Um sabor autêntico e muito marcante

A culinária no Peru tem como marca registrada um sabor extremamente autêntico, sem contar marcante. É uma gastronomia, portanto, muito elaborada e que aposta no uso de ingredientes próprios. Aliás, muitos deles são encontrados apenas em solo peruano.

Essa seleta lista de ingredientes é possível por conta da sua privilegiada localização geográfica. Isso garante a gastronomia peruana uma invejável biodiversidade – aliás, uma das mais ricas do mundo! Para ficar mais claro, do total de 114 biossistemas existentes no planeta, 84 podem ser encontradas no Peru!

A comida do Peru conta com uma enorme diversidade de frutos do mar e peixes

Bem na costa peruana, que é banhada pelas águas do Oceano Pacífico é possível perceber uma enorme variedade de frutos do mar e também de peixes.

Além disso, na região denominada por Selva amazônica há uma quantidade quase imensurável de alimentos provenientes da terra. Isso inclui, por exemplo, frutas, mandioca e peixes de origem de água doce.

Já na Cordilheira dos Andes, podemos nos deparar com variados tipos de ajís, baratas, grão e milhos – um bom exemplo dessa lista é a quinoa, que é encontrada em abundância na região. Tudo isso sem contar a lista de carnes consideradas exóticas – é o caso da alpaca e também do cuy.

Caso queira saber mais sobre comidas exóticas, separamos algumas no nosso site.

Uma forte influência cultural ajuda a compor a culinária no Peru!

E, logicamente, não podemos deixar de mencionar o fato de que a comida Peru possui uma grande influência cultural – a mesma que também ajudou a formar a sua nação. Para compreender isso, podemos até mesmo fazer uma comparação com a história gastronômica brasileira.

Tudo começa por meio dos povos chamados de pré-hispânicos, principalmente com relação aos povos Incas. Os Incas são reconhecidos por conta de sua incrível capacidade criativa, principalmente levando em conta o uso de um sistema de irrigação e agricultura que foram aplicados nas terras que compõem os Andes.

Leia nosso artigo com as melhores comidas do chile para você.

Conheça os pratos que ajudam a marcar a riqueza da gastronomia peruana

Agora que você já teve a oportunidade de conferir resumidamente um pouco acerca da história do cardápio peruano, é hora de conhecer seus pratos! Afinal, isso ajudará a compreender toda a personalidade de seu sabor, não é mesmo?

Vale destacar que muitos dos pratos tradicionais do país também podem ser encontrados em solo brasileiro. Isso é ainda mais evidente em regiões como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Já pratos mais regionais acabam ficando mais limitados mesmo ao país. Para quem tiver curiosidade de ir além do conhecimento didático, a sugestão é realizar um turismo gastronômico pela cidade de Lima. É lá que podem ser encontrados os restaurantes realmente peruanos.

Caso opte por comida exótica da tailandia, selecionamos algumas para você.

O famoso Cuy

Cuy assado com batatas e arroz | Sergio Motta

O cuy é bastante popular na região de Cusco. Para deixar tudo mais simples, ele nada mais é do que o conhecido “porquinho-da-índia”. Além disso, seu preparo é com a pururuca.

Esse é um prato particularmente muito tradicional e é preparo desde o período pré-Inca! O fato é que os peruanos priorizam essa carne como uma importante fonte de proteínas – o que justifica que seu complemento seja batatas e milho.

Atualmente, o prato é comumente servido com batatas e arroz, entretanto, é algo que costuma variar bastante de uma região para a outra.

E, aqui cabe um ponto de curiosidade bem interessante a respeito desse prato da culinária no Peru: O cuy reúne excelentes quantidades de Ômega 3 e é isenta de gorduras.

Fizemos uma lista com algumas comidas da culinária exótica Indiana no nosso site.

O inconfundível ceviche peruano

Peixe para ceviche: Veja quais os melhores tipos

Se a ideia é saborear pratos tradicionais da gastronomia peruana, então não se pode ignorar a oportunidade de saborear o ceviche! Esse é considerado por muitos como um dos pratos mais tradicionais do país.

Em geral, seu preparo é a base de fatias de peixe cru, sendo elas marinadas em um molho bem marcante. O molho é preparado com cebola roxa, limão, milho, batata doce e, claro, a pimenta.

Logicamente essa não é uma regra, visto que existem variações do prato de acordo com a região do país. Esse é um prato do cardápio peruano bastante aclamado por lá e, por isso, ele é um considerado um patrimônio cultural.

Uma curiosidade sobre essa opção gastronômica é que muitos acreditam que ele possui grandes poderes afrodisíacos!

O antitucho é indispensável no cardápio peruano

O anticuchos pode, literalmente, ser encontrado em quase todos os lugares do país. E, entender isso é possível por conta da sua aparência e estilo de preparo. O fato é que se trata de um espetinho acompanhado de um picante molho – ele também é servido com uma vara da cana-de-açúcar.

Ainda no império Inca, esse prato do cardápio peruano era preparado com a carne da lhama, carne de cava ou com frutos do mar. Mas, com a chegada dos espanhóis em solo peruano, era comum que eles dessem apenas os restos de carnes para seus escravos.

Isso acabou exigindo uma pitada de criatividade diante da necessidade dessas pessoas, o que fez com que o preparo do prato fosse à base de coração de boi. Isso  se tornou uma forte tradição que dura até os dias atuais. Como resultado, há uma boa variedade de maneiras de preparar o anticuchos.

O Ají de galinha

Ají de galinha peruano

Mais um prato da comida Peru que é extremamente tradicional. Basicamente, ele é preparado com frango desfiado e somado a um caldo feito á base de pimenta (ají), pão e leite. É comum que ele seja ainda acompanhado de azeitonas, ovo cozido e, claro, batata!

O sabor é inconfundível, uma vez que é bem picante! Mas, o ponto alto é a simplicidade do seu preparo.

Lomo saltado

Um prato da culinária no Peru muito típico e que carrega um toque realmente oriental em seu sabor. Ele é preparado com carne bovina, sendo essa cortada em tiras.

A carne é feita com molho shoyu, cebola, tomates e uma seleção de temperos. Como de costume, o prato costuma ter como acompanhamento batatas ou, em algumas regiões com o tacu tacu, que nada mais é do que um tipo de feijão com arroz.

A iguaria também pode ser servida apenas com arroz e batatas fritas – o que ajuda a justificar porque esse é um prato que faz bastante sucesso aqui no Brasil também.

Papa a La Huancaína

Receta Papas a la Huancaína | Gourmet

Na verdade, esse não é um prato principal, mas sim uma entrada. É comumente servido em datas comemorativas do Peru. Além disso, sua tradição tem raízes na cidade de Huancayo e também em Junin.

No mais, a entrada do cardápio peruano costuma ser servida com batatas (do tipo amarelas), leite, pão, queijo e muita pimenta! – já deu para perceber que a pimenta é protagonista da culinária no Peru, não é mesmo?

O famoso arroz con mariscos – uma proposta deliciosa da gastronomia peruana

Nem é preciso pensar muito para identificar que esse prato é realmente típico do país, certo? Tudo começa pelo arroz branco que é preparado com pimenta, cebola, mexilhões, camarões e até mesmo outros frutos do mar da preferência do chef.

Um diferencial essa opção gastronômica é que ela pode também ser servida como um risoto!

O Pisco Sour

Receita de Pisco Sour - Marco | CyberCook

Esse não é, na verdade, um prato da culinária no Peru, mas sim uma bebida. Ela é bastante parecida com a conhecida caipirinha peruana – e é uma bebida que marca presença em quase todas as refeições do país.

O preparo é feito com o pisco, que é um tipo de destilado de uva muito consumido no Peru, bem como limão, açúcar, clara de ovo, gelo e, para não perder o costume, uma pitada generosa de pimenta.

A bebida pode ser encontrada em diferentes versões em solo peruano, como é o caso da que acompanha, por exemplo, leite condensado. Como ponto de curiosidade, há uma sútil rivalidade com o chile a respeito dessa opção de bebida, sabia?

Isso porque ambos simplesmente juram com convicção que foram os responsáveis por sua invenção! A resposta certamente não é unânime, mas nessa “briga” quem sai ganhando é quem resolve viajar para os dois destinos.

Quinoa

O Peru reconhece desde sempre todos os benefícios do consumo da quinoa, algo que vem ganhando força no Brasil nas últimas décadas também. Da mesma maneira que acontece com outros ingredientes, como é o caso da batata e do milho, a variedade de grãos existentes no Peru é realmente impressionante.

Vale destacar que a quinoa é essencialmente rica em proteínas, ferro e demais nutrientes importante para a nossa saúde. Por isso, ela está presente em muitas opções de comida Peru!

Vamos falar das sobremesas presentes na culinária no Peru?

Claro, depois de tantos pratos da gastronomia peruana, seria injusto não dar o devido destaque para as sobremesas que fazem tanto sucesso por lá!

E, sim: o cardápio peruano não poupa esforços para elaborar sobremesas realmente deliciosas e repletas de personalidade!

Escolhemos pra você uma receita de Caldo de ovos perfeita para fazer nesse friozinho.

O suspiro de limenã adoça o paladar e o coração!

Essa opção de sobremesa da culinária no Peru não surpreende apenas os paladares mais exigentes, mas também tem um forte apelo emocional para os peruanos. Isso se dá devido ao fato dela ser extremamente tradicional por lá.

Tudo isso fica ainda melhor por sua camada generosa de manjar blanco, que é feito com leite condensado e açúcar. Ou seja, algo que os brasileiros certamente sabem reconhecer como incrivelmente saboroso!

Acima do manjar você poderá conferir também um merengue feito com ovos, açúcar e vinho. Essa é uma sobremesa que teve origem em Lima, ainda no século XIX. Até os dias atuais, esse é um dos doces mais requisitados em todo o país!

Picarones

Essa sobremesa do cardápio peruano consiste em um tipo de rosquinha feita a base de batata doce e abóbora. As rosquinhas são fritas e cobertas com chancaca, que nada mais é do que uma calda preparada com açúcar mais grosso, canela e laranjada. Um símbolo importante pra a comida Peru!

Em geral, essas deliciosas rosquinhas são servidas como uma sobremesa acompanhada de outro prato peruano típico que mencionamos nesse guia: o anticucho.

Guargüeros

Guargüeros – Fried napkins filled with dulce de leche | PERU DELIGHTS

Essa sobremesa é um exemplo da influencia espanhola no Peru – ele é uma herança marcante da era colonial. Ele é bastante comum em algumas localidades do país, como Arequipa, Cusco e também em Tacna. Entretanto, não é difícil encontrar esse prato em outras localidades.

Veja também Tipos de comida que fazem sucesso pelo mundo!

Turrón de Doña Pepa é uma homenagem na gastronomia peruana

Essa sobremesa é uma homenagem a uma mulher que sofria de uma doença considerada misteriosa, o que lhe acarretou paralisia nos braços. Segundo a história, ela visitou o Senhor dos Milagres (El Señor de los Milagres) que é uma imagem de Jesus situada em uma capela na região central de Lima.

Os relatos dizem que a mulher foi curada milagrosamente e posteriormente ela criou esse turrón para dar de presente a outros devotos como forma de gratidão. Muitos dizem que ela recebeu a receita do doce em um sonho – o doce é feito com várias camadas de bolo com sabor anis, acompanhado de calda de frutas e confeitos coloridos.

Gostou de conhecer mais sobre a culinária no Peru? Certamente a lista de comida Peru que é tradicional por lá é bem grande, mas todas as opções que citamos são consideradas importantes no país.

Você pode se interessar por Receita de Pastel na Air fryer

Deixe um comentário