Comida japonesa: rica em cultura e sabores

Com todos os seus sabores marcantes, e por muitas vezes passíveis de diferentes combinações, a comida japonesa tem ganhado espaço cada vez maior entre os brasileiros.

No entanto, no mundo todo, ela já é reconhecida como uma das melhores opções dos fast foods aos restaurantes mais bem avaliados.

E, ela não se limita a apenas ser agradável ao paladar, mas por se tratar de uma verdadeira riqueza histórica, cheia de significados e história, a comida japonesa foi na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco no ano de 2013.

Portanto, por ter um alcance mundial, a culinária oriental ganhou novas roupagens e apresentações ao redor do mundo, e hoje se apresenta de diversas maneiras, ainda garantindo uma experiência única e cheia de sabor.

Continue com a leitura deste artigo até o fim e conheça um pouco mais sobre os principais pratos.

Pratos principais da comida japonesa

A partir de agora, você terá acesso a uma breve explicação sobre os pratos mais importantes de comida japonesa aqui do Brasil, aprendendo também como fazer em casa de maneira simples e deliciosa!

Confira:

SushiComo fazer sushi em casa? - Amando Cozinhar

O sushi, uma das peças mais conhecidas, é um excelente exemplo dos ingredientes que representam a culinária japonesa: arroz, alga e salmão.

Ele é um bolinho de arroz, envolto em alga marinha com um recheio, que pode ser de salmão, atum, kani, pepino, vegetais em geral e outros peixes.

Uma curiosidade sobre o sushi: a palavra em japonês significa “é azedo”.

E, para fazer o sushi, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 3 xícaras de chá de água
  • 1/4 de xícara (daquelas de café) de vinagre de arroz
  • 2 colheres cheias de sobremesa de açúcar
  • 1 colher de café cheia de sal
  • 2 xícaras de chá de arroz japonês
  • Pepino em fatias ou salmão em fatias ou kani em fatias
  • Wassabi

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer o seu sushi, é colocando o arroz de molho por aproximadamente 30 minutos, e depois, lavando até que a água esteja transparente.

Coloque então, seu arroz no fogo até que ele fique bem inchado, com cara de arroz de sushi.

Misture então o açúcar, o sal e o vinagre até que tudo dissolva por completo.

Em uma bacia plástica à parte, coloque o arroz ainda quente, mexendo toda a mistura de vinagre que você realizou no passo anterior, temperando o arroz.

Após esfriar, é o momento da montagem. Você pode colocar a esteirinha, que pode ser comprada especificamente para isso ou utilizar um jogo americano de bambu, que também serve.

Disponha ela na sua frente, forre com a alga, amasse bem o arroz em toda a extensão e recheie como que você desejar.

Para finalizar, enrole com cuidado até que se torne um tubo de alga, arroz e recheio, cortando com a faca do tamanho que você deseja seu sushi.

Conheça também as comidas exóticas da tailândia no nosso site.

Sashimi

Você sabe como preparar sashimi? Veja receita e história do prato - GAZ -  Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O sashimi é outra opção de comida japonesa impossível de ser esquecida neste post. Ele é um prato formado por tirinhas finas de peixe, que normalmente é atum ou salmão, completamente crus.

Diferentemente do sushi, o sashimi não é servido com arroz, mas pode ser degustado com shoyu, wassabi e algas.

Curiosidade: sashimi, em japonês, significa carne perfurada.

Para fazer seu sashimi é muito simples, acompanhe:

Ingredientes

  • 1 kg de salmão em filé mais grosso

Modo de preparo

Caso você não deseje fazer o salmão inteiro, procure pela parte mais próxima da cabeça do peixe, pois para este prato, é a melhor opção.

Limpe então todo o filé, retirando as partes mais escuras, e caso necessário, apalpe bem a peça para retirar possíveis espinhas.

Agora corte seu salmão em formato de sashimi, e aproveite esse prato tão simples e delicioso. Você ainda pode combiná-lo com pedaços de nabo, pepino, cenoura ralada, wassabi, etc.

Hot rolls

Hot Roll com cream cheese

Os hot rolls, são na verdade, uma variação da comida japonesa. Considerando que os pratos típicos não oferecem opções fritas, podemos dizer que essa é uma versão brasileira dos sushis.

Fritos, crocantes e cheios de sabor, a partir de agora você irá aprender como fazer hot rolls e se deliciar com uma excelente opção para quem ainda não quis experimentar a opção de peixe cru ou que simplesmente prefere as peças fritas.

Ingredientes

  • Sushi normal, como no passo a passo ensinado anteriormente
  • Ovos para empanar
  • Farinha panko
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

O primeiro passo, é fazer os seus sushis, como você já aprendeu aqui hoje.

Após os sushis estarem prontos, para fazer os hot rolls, você irá precisar empaná-los com os ovos e a farinha panko, como faria com qualquer empanado.

Para finalizar, frite-os.

Caso tenha dificuldade em encontrar a farinha panko, você pode bater alguns pedaços de pão velho no liquidificador até que ele se torne uma farofa mais grosseira, diferente da farinha de rosca.

Temaki

Comida japonesa com jeitinho brasileiro: como fazer temaki - Revista Globo  Rural | Receitas

O temaki, é uma versão amplificada do sushi, sendo um cone de algas com arroz, recheado de salmão, kani, pepino, atum ou o que você mais gostar.

E, assim como os hot rolls, ele também tem sua versão frita com cream cheese e muita crocância. Existem opções para todos os gostos!

Para fazer o temaki em casa, você irá precisar de:

Ingredientes

  • 70g de salmão
  • 90g de arroz do tipo japonês
  • 20g de cream cheese
  • Cebolinha a gosto
  • Metade de 1 nori ou alga

Modo de preparo

Você pode seguir o passo a passo da receita do arroz já citada por aqui, e dar continuidade apenas na montagem do seu temaki.

Comece realizando a montagem como se estivesse fazendo um sushi, como nós também já ensinamos hoje, mas ao invés da esteirinha, utilize sua mão para formar um cone com a alga, unindo as pontas opostas até que o formato seja alcançado com cara de temaki.

Entretanto, caso queira a versão hot, empane seu temaki e frite, da mesma maneira que ensinamos como fazer hot rolls.

Leia nosso artigo com as melhores comidas exoticas do mundo.

Considerações finais

Ainda existem inúmeros outros pratos incríveis de comida japonesa, como huramaki, sunomono, guioza, tempurá, entre outros. A culinária oriental é riquíssima em história e sabores, e com as receitas de hoje, você também vai poder se deliciar em casa, montando seu próprio rodízio entre amigos/família.

Para conhecer outras opções de culinárias mundiais (peruana, alemã e tailandesa), continue acompanhando o blog de perto!

Deixe um comentário