Culinária indígena: pratos influenciados por uma rica cultura

A culinária indígena é uma marca cultural importante do nosso povo, repleta de sabor, temperos e até mesmo misturas diferentes. Por isso, afirmar que a gastronomia indígena é carregada de história é uma inquestionável verdade.

Conhecida por uma grande simplicidade e por seus elementos naturais, muitos dos pratos indígenas tornaram-se parte da culinária nacional. Mesmo com uma forte influencia europeia, a maior parte da gastronomia indígena mantém a intensidade de sua essência e tradição. O Mundo Culinária preparou uma seleção de pratos que merecem ser conhecidos! Confira.

Um pouco de história para entender a culinária indígena

Os primeiros habitantes desse país intercontinental chamado Brasil foram os índios, que tinham seus povos divididos em diferentes localidades. Cada povo possui seus próprios costumes, hábitos, línguas e até mesmo cardápio indígena!

A herança da culinária indígena possui forte presença em ingredientes como a mandioca, açaí, erva-mate, jabuticaba e também o pirão. Por isso, o legado de sua culinária se mantém latente em nossos hábitos alimentares até os dias atuais.

Conheça mais sobre a culinária da região norte no nosso site.

Um mergulho na gastronomia indígena

Conheça alguns dos ingredientes e pratos indígenas mais famosos e que se fazem presentes na culinária brasileira com grande intensidade!

A Paçoca é parte da culinária indígena

Primeiramente,  vamos falar de um doce tipicamente indígena e que passou por muitas mudanças até chegar na versão que conhecemos nos dias atuais. Na culinária indígena, seu preparo original era feito à base carne seca e mandioca. Por outro lado, há também a paçoca de amendoim  (do tupi po-çoc – esmigalhar) é um doce bastante tradicional.

Separamos uma lista com algumas comidas exóticas no nosso site.

Paçoca pode ser de carne e mandioca ou amendoim e açúcar

Seu preparo é feito com amendoim, açúcar e farinha de mandioca. Tornou-se um doce bastante popular nas festividades juninas!

O Tacacá envolve tradição e história

Esse é um dos pratos indígenas carregado de história e tradição. Assim sendo, era bastante comum na região norte do Brasil, sendo feito também à base de mandioca. No processo de preparação, usa-se um caldo amarelo, denominado por tucupi.

Tacacá: história, cultura e sabor típico paraense | Blog CyberCook

Esse caldo quente deve ser colocado em cima da goma de tapioca e também servido em pequenas cuias em conjunto com o jambu; uma erva amazônica que pode provocar sensação de dormência na boca. Pode ainda ser servido com camarão seco e pimenta a gosto!

Leia também tudo sobre a culinária mexicana.

A pipoca é parte da culinária indígena e até mesmo era usada como item de beleza pelas mulheres!

Primeiramente, muitas pessoas poderão se surpreender com essa informação, mas a pipoca é originada na culinária indígena! Aliás, a pipoca é famosa no mundo todo. Como resultado, assim que os europeus desembarcaram no Brasil e provaram da iguaria, descreveram-na como um salgado de milho.

Em homenagem ao dia do Índio -19 de Abril O melhor da gastronômia Papo Sabor Experience

Além disso, aqui vale outra curiosidade interessante: uma parcela das mulheres das tribos indígenas usava a pipoca como um tipo de acessório. Ou seja, ela era usada para enfeitar os cabelos, como adorno de pescoço e até mesmo como pulseiras.

Fizemos uma lista com algumas comidas exóticas da Tailandia.

A moqueca de peixe originalmente era um saboroso assado

Mesmo depois de uma forte influência dos portugueses e também africanos, a moqueca de peixe é de fato um prato tradicional da gastronomia indígena! Aliás, seu nome é de origem tupi, pokeka, que significa “assado de peixes”.

Moqueca de peixe à baiana | Blog da Leili

Além disso, sua base central é a mandioca e, claro, o caldo de peixe. É comum que que o prato também seja consumido com o pirão. Originalmente, seu preparo era assado em grelhas de varas e coberta de cinzas.

Caso queira algo diferente, separamos uma lista com comidas exóticas da china.

A mandioca é uma das protagonistas da culinária indígena

E, logicamente, não poderíamos deixar de mencionar a mandioca que, praticamente, é base de quase todos os pratos indígenas! Entretanto, em algumas regiões, ela é chamada de macaxeira ou aipim.

A mandioca é uma protagonista na gastronomia indígena
A mandioca é uma protagonista na gastronomia indígena | Foto Reprodução

 

Leia também: Culinária chinesa: saiba as curiosidades e dicas de pratos

Leia também: Culinária uruguaia: conheça o sabor clássico de uma rica gastronomia

Deixe um comentário